Um levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) revela que, no primeiro semestre de 2025, 93 acidentes foram registrados na BR-369, no trecho entre Cascavel e Campo Mourão, resultando em 24 mortes. O número representa um aumento de 84% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizadas 13 mortes. Já o total de feridos caiu de 137 para 125.
As principais causas dos acidentes graves são ultrapassagens em locais proibidos e excesso de velocidade, condutas perigosas que ainda são frequentemente praticadas por motoristas na rodovia. Em flagrantes recentes, a equipe de reportagem registrou diversos motoristas realizando ultrapassagens arriscadas e transitando na contramão em trechos de pista simples e movimentada no perímetro urbano de Cascavel.
Moradores da região, como Andréia, relatam preocupação constante com a imprudência no trânsito e já presenciaram várias situações que quase resultaram em tragédias.
A PRF tem intensificado ações de conscientização focadas em reduzir ultrapassagens perigosas e excesso de velocidade, buscando evitar o aumento das estatísticas.
Caminhoneiros, que enfrentam diariamente a estrada, destacam que a falta de consciência de muitos condutores tem sido o principal fator para o crescimento dos acidentes com vítimas fatais, especialmente quando veículos estão carregados.
Diante da grave situação, muitos condutores apontam a duplicação da BR-369 como solução fundamental para evitar novas tragédias. Entretanto, enquanto o projeto não sai do papel, a PRF reforça a orientação para que todos respeitem as regras de trânsito vigentes e dirijam com cautela.