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Número de voos para Curitiba deve ser reduzido nesta segunda; comissão emite ofício

O voo das 10h15 será eliminado; apenas um outro deve partir diariamente para a capital
02 ago 2025 às 10:47
Por: Portal Tarobá

A Comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura da Região de Londrina, que é formada por entidades da sociedade civil organizada, representantes políticos e do poder público, emitiu um ofício às companhias aéreas atuantes na cidade se manifestando contra a redução no número de voos para Curitiba.


Atualmente, a cidade conta com dois voos para a capital: um às 10h15 e outro às 18h20. No início de julho, a companhia Azul, que é responsável pelo trecho, informou que o voo das 10h15 será eliminado e apenas o que parte às 18h20 continuará operando para o destino.


A mudança está prevista para esta segunda-feira (04). Para ir até Curitiba em outros voos além do das 18h20, será preciso sair de Londrina para o aeroporto em São Paulo, para então seguir para Curitiba.



Leia o ofício na íntegra: 


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"Às companhias aéras atuantes em Londrina,


A Comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura da Região de Londrina, formada por entidades da sociedade civil organizada, representantes políticos e do poder público, vem, por meio deste, mais uma vez manifestar preocupação com a anunciada redução na oferta de voos partindo de Londrina – PR. 


Acreditamos que ações como a redução de um dos dois voos diretos para Curitiba, prevista para início em 04 de agosto, representam um retrocesso significativo não apenas para Londrina, mas para todo o ecossistema econômico do Paraná e de parte do Estado de São Paulo. A conexão entre o segundo maior polo econômico paranaense com a capital Curitiba e demais regiões do País é fundamental para o desenvolvimento regional.


Acompanhamos atentamente os dados de oferta de voos comerciais em Londrina ao longo dos últimos anos e, conforme levantamento realizado na base de dados da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, referente aos voos realizados no primeiro semestre entre 2017 e 2025, observa-se uma redução de cerca de 19% na malha aérea local, conforme anexo. Em 2017, considerando as três principais companhias atuantes na cidade, a média diária de voos era próxima a 11. Em 2025, o número caiu para cerca de 9.


Desses, apenas dois permitem a conexão direta com a capital do Estado, sendo que um deles será retirado. Consideramos que a conectividade aérea é uma das ferramentas mais estratégicas para reduzir distâncias, aproximar regiões, impulsionar negócios e favorecer a mobilidade da população. Londrina possui cerca de 580 mil habitantes, e a Região Metropolitana da qual faz parte é composta por 25 municípios que, juntos, somam mais de 1 milhão de habitantes.


Portanto, há uma necessidade urgente de políticas de atenção contínua às rotas operadas no Aeroporto Governador José Richa, pois a redução da oferta de voos compromete a capacidade de mobilidade de empresários, investidores, técnicos e representantes do setor produtivo, que dependem desse tipo de transporte para garantir a continuidade de suas operações.


A ampliação da oferta de voos na segunda maior cidade do estado também contribui diretamente para o fortalecimento da economia regional, por meio da atração de investimentos, geração de empregos diretos e indiretos — principalmente nos setores de turismo, hotelaria, transporte e comércio —, além de fomentar a integração regional e áreas essenciais como saúde, cultura, educação, eventos e lazer.


Em razão disso, buscamos o fortalecimento da conectividade da nossa cidade com os principais centros do país e pedimos que Londrina seja incluída com prioridade nos planos de expansão da malha aérea da companhia.


Informamos que a Comissão de Infraestrutura e Desenvolvimento da Região de Londrina, formada há mais de seis anos, tem trabalhado diretamente para garantir a instalação do ILS no Aeroporto José Richa, com inauguração prevista para o dia 10 de dezembro de 2025. Temos articulado reuniões com a Ciscea (Comissão de Implantação do Sistema de Controle Aéreo, órgão vinculado à Força Aérea Brasileira) e com a Motiva, concessionária do nosso aeroporto para garantir que todas as adequações sejam feitas nos prazos exigidos.


Seguimos trabalhando junto ao poder público federal e estadual, órgãos competentes, concessionária, entidades e lideranças políticas em busca de soluções que fortaleçam a mobilidade dos moradores de Londrina, de toda a Região Norte do Paraná e, inclusive, de moradores de municípios do estado de São Paulo, além de contribuir para o transporte de mercadorias e produtos.


Certos de podermos contar com a compreensão quanto à relevância do assunto para a nossa região e da busca por soluções sobre o tema, procuramos abrir um canal permanente de diálogo para entender as demandas e necessidades do setor e colocamo-nos à disposição para articulações institucionais que levem ao fortalecimento do nosso aeroporto e da nossa região como um todo.


Atenciosamente,


Comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura de Londrina e região


Entidades que compõem a comissão:

- Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL);

- Associação das Empresas do Parque Industrial de Cambé (AEPIC);

- Associação Médica de Londrina (AML);

- ATT Logística;

- Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL);

- Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PR);

- Deputada federal Luisa Canziani;

- Grupo Folha de Londrina;

- Núcleo Regional da Casa Civil do Paraná;

- Prefeitura de Cambé;

- Prefeitura de Londrina;

- Prefeitura de Rolândia;

- Sebrae;

- Sincoval;

- Sindimetal Norte PR;

- Sinduscon Paraná Norte;

- Sociedade Rural do Paraná (SRP)."

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