A OAB Londrina reforçou nesta semana o alerta sobre o Golpe do Falso Advogado, que tem causado prejuízos milionários a cidadãos em todo o país. Somente em Londrina, 58 casos foram registrados em 2025, segundo o canal de denúncias da OAB Paraná. Em âmbito nacional, as perdas financeiras relacionadas ao golpe já somam bilhões de reais.
Os criminosos se passam por advogados, usando nomes, números de inscrição, documentos e fotos de profissionais reais para enganar vítimas. Eles acessam informações de processos públicos e entram em contato via telefone, WhatsApp ou redes sociais, oferecendo supostos acordos, desbloqueios de valores ou soluções rápidas para processos judiciais.
A OAB orienta que advogados não solicitam pagamentos via PIX, transferências antecipadas ou depósitos em contas de terceiros para liberar valores judiciais.
O presidente da OAB Londrina, Mário Xavier, alerta: “Não é usual um advogado pedir pagamentos urgentes para agilizar ou desbloquear uma ação judicial. Sempre desconfie e verifique a autenticidade do contato diretamente com o escritório ou profissional por canais oficiais.”
O tema foi debatido no III Colégio de Presidentes de Subseções da OAB Paraná, realizado nos dias 30 e 31 de outubro em Paranaguá, devido à disseminação do golpe em todas as regiões do estado.
Para auxiliar no combate, a OAB Paraná disponibiliza um canal exclusivo de denúncias (denuncia.oabpr.org.br). Além disso, a orientação é registrar um Boletim de Ocorrência sempre que o golpe se concretizar, permitindo que a Polícia Civil investigue e coíba essas práticas.