Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Ônibus Lilás promove atendimentos diversos na região leste de Londrina

Entre os serviços oferecidos pela unidade móvel estão teste rápido para ISTs, suporte psicológico a mulheres em situação de violência e vagas de emprego
25 nov 2025 às 14:40
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: Emerson Dias / Arquivo N.Com

Nesta quarta-feira (26), das 9h às 17h, o Ônibus Lilás estará em Londrina oferecendo uma série de serviços gratuitos à população. A iniciativa integra a programação da campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. Os atendimentos ocorrem na região leste da cidade, com endereço na rua do Tamarino, 136, em frente ao CRAS Leste.


O Ônibus Lilás é um projeto do Governo do Paraná, realizada via Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), que leva atendimento aos territórios, buscando ampliar o acesso da população, sobretudo das mulheres, a serviços públicos. Em Londrina, o programa ocorre por meio da parceria entre a Prefeitura, via Secretaria Municipal de Política para as Mulheres (SMPM), e o Governo do Estado, por meio da Semipi.


Neste ano, é a terceira vez que a unidade móvel está em Londrina. Assim como nas edições anteriores, as atividades ofertadas pela SMPM são integradas aos serviços e políticas públicas oferecidos pelas outras secretarias municipais, com o objetivo de fortalecer e ampliar o trabalho prestado à população. Participam as secretarias municipais da Assistência Social (SMAS), Idoso (SMI), Saúde (SMS), Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), além da Guarda Municipal, Patrulha Maria da Penha e 5° Batalhão da Polícia Militar (BPM).


Segundo a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Marisol Chiesa, o apoio das demais secretarias municipais na ação promovida pela SMPM é imprescindível para ampliar o acesso aos serviços públicos oferecidos pelo município. “A política para as mulheres é transversal, por isso a participação das demais políticas públicas é fundamental para garantir um atendimento integral às mulheres,  considerando suas diferentes demandas”, ressaltou.


A programação desta edição conta com orientações de saúde, inscrição para cursos de capacitação e qualificação profissional para mulheres, orientações da Sala da Mulher Empreendedora, atendimento psicológico, serviço social e orientação jurídica para prevenção à violência doméstica e familiar contra as mulheres, divulgação das atividades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Região Leste,

Outras notícias

Caso Icaraíma: corregedoria investiga policiais por suspeita de comunicação com suspeitos

CMEI do bairro Maria Luiza entra na fase final de obra e cadastro de crianças

Cascaveç trabalha na criação do Programa PRAMORAR para ampliar oferta de habitação


Inclui ainda atividades do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da Região Leste, orientações sobre carteira de viagem e credencial de estacionamento para pessoas idosas, oferta de vagas de emprego, instruções sobre seguro desemprego e carteira de trabalho digital, além de atendimento da Patrulha Maria da Penha e Guarda Municipal. Também será disponibilizado teste rápido para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), sendo elas sífilis, hepatites B e C, e HIV.


Outro destaque na próxima edição será uma roda de conversa com as mulheres atendidas pelo CRAS Leste, com participação da juíza titular do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Cláudia Bertolla, de servidoras do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM) e do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres.


A assessora de Planejamento e Gestão da Secretaria Municipal de Política para as Mulheres (SMPM), Rosangela Portella Teruel, reforça a importância da atuação do Ônibus Lilás para garantir à população o acesso aos serviços públicos. “O Ônibus Lilás está alinhado com as diretrizes da SMPM de estar nos territórios e disponibilizar os serviços de atendimento à mulher de forma descentralizada. Ele tem como prioridade o atendimento às mulheres, mas as ações realizadas em Londrina contemplam também a população em geral”, ressaltou.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Cidade
Imagem de destaque

Homem é arremessado após ser atingido por carro em Londrina; motorista fugiu

Cidade

Acidente grave: caminhão capota e pega fogo na PR-444 em Arapongas

Cidade

Investimento de R$ 1 milhão em árvore de Natal alugada em Cascavel gera debate

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Casal é flagrado em ato obsceno em plena luz do dia no Bosque Central de Londrina

Cidade
Cascavel e região

O que se sabe até o momento da morte de homem em veículo incendiado no Interlagos

Cidade
Londrina e região

Moradores se mudam de chácara por medo após invasão de homem em Londrina

Cidade
Londrina e região

Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS) será inaugurado no aeroporto nesta quarta-feira

Cidade
Londrina e região

Queda de energia no Sistema Tibagi compromete abastecimento de água em Londrina

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 42 | A Comunicação Liberta | Jeniffer Koyama

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Podcast Pod Tah | EP 38 | Os Desafios do Empreendedorismo | Fernanda Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.