Uma operação integrada entre o Pelotão de Trânsito da Polícia Militar do Paraná, a Guarda Municipal e a Transitar resultou em diversas autuações na noite de sábado (11) em Cascavel. A ação, realizada nas regiões Norte e Central da cidade, teve como foco o combate à embriaguez ao volante e outras infrações que colocam em risco a segurança viária.
Durante a fiscalização, foram 124 autos de infração de trânsito confeccionados. Ao todo, 96 pessoas foram abordadas, com 72 veículos fiscalizados. As equipes também recolheram duas motocicletas e quatro automóveis, além de identificar seis condutores inabilitados e oito veículos com o licenciamento atrasado.
No total, 72 testes do etilômetro foram realizados. Desses, 21 motoristas foram flagrados embriagados — 10 por meio do exame de bafômetro, enquadrados no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e 11 que se recusaram a realizar o teste, enquadrados no artigo 165-A.
Entre os casos mais graves, cinco condutores foram presos, sendo quatro por apresentarem teor alcoólico igual ou superior a 0,34 mg/L, configurando crime de trânsito, e um por termo de constatação de sinais de alteração da capacidade psicomotora.
Um dos episódios que chamou atenção ocorreu na Avenida Brasil, esquina com a Rua Pio XII, quando o condutor de uma motocicleta BMW S1000 desobedeceu ordem de parada e fugiu em alta velocidade. A abordagem só foi possível na BR-277, nas proximidades do viaduto da Carelli.
Durante a fuga, o motociclista levava uma passageira na garupa, colocando em risco a vida dela e de outras pessoas. O condutor apresentava sinais claros de embriaguez e recusou o teste do bafômetro, sendo autuado com base no artigo 306 do CTB. A motocicleta ainda apresentava escapamento alterado e placa levantada, além de o condutor ter sido enquadrado no artigo 311 do CTB, por trafegar em velocidade incompatível em local com grande circulação de pessoas.