Cidade

Pais reivindicam reforma urgente no CMEI Peter Pan; Secretaria de Educação aguarda orçamento

11 mar 2025 às 12:13

Após reclamações sobre a estrutura do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Peter Pan, a Secretaria Municipal de Educação autorizou a entrada da equipe de reportagem da Tarobá no local. Logo na chegada, pais de alunos relataram a necessidade urgente de reformas no espaço.


A estrutura do CMEI é antiga e apresenta diversos problemas. No pátio principal, onde as crianças brincam, o piso irregular e cheio de buracos já causou quedas, segundo relatos de pais. Para transitar entre os prédios, é preciso atenção redobrada devido às calçadas em más condições. Além disso, há portas de ferro enferrujadas, janelas com vidros quebrados e marcas de tentativas de furto. A instalação elétrica precisa de melhorias, o forro de madeira na parte externa está deteriorado e o telhado é motivo de preocupação para as famílias.


Na área da cozinha, um toldo furado expõe as funcionárias ao tempo, mesmo em dias de chuva. O parquinho, embora tenha passado por roçada recentemente, conta com brinquedos antigos. Outro ponto crítico é um prédio desativado onde entulhos estão acumulados. Embora as crianças não tenham acesso ao local, há risco de proliferação de insetos e animais peçonhentos. A Secretaria de Educação reconheceu a necessidade de remoção do material.


A secretária municipal de Educação, Márcia Baldini, afirmou que o CMEI possui todas as autorizações necessárias para funcionamento e que o projeto de reforma já está pronto, mas depende da liberação de orçamento para ser executado.


Enquanto a reportagem era produzida, equipes iniciaram a retirada do entulho, um alívio para os pais que esperam pela reforma há anos. Apesar dos problemas estruturais, eles destacam o compromisso e a dedicação dos profissionais que atuam no local.