Todos os locais
Todos os locais
Cidade
Mundo

Papa diz que Igreja Católica pode definir dia fixo para a Páscoa; entenda

Em 2025, a celebração acontecerá em 20 de abril para todas as denominações cristãs
28 jan 2025 às 19:53
Por: Uol

O papa Francisco declarou no último sábado (25) que a Igreja Católica está pronta para alterar seu calendário litúrgico e determinar um domingo fixo para a Páscoa —até o momento, a data é móvel. 


O papa apoia a proposta de criar junto a outras denominações uma data única para celebrar a ressurreição de Cristo. Em setembro, Francisco já havia se reunido com a delegação do grupo "Pasqua Together 2025", uma iniciativa dentro da Igreja que pretende justamente articular este acordo. Na ocasião, o papa reforçou que a "Páscoa pertence a Cristo e não aos nossos calendários", segundo a Santa Sé.


No sábado, Francisco frisou que acredita que os católicos estão prontos para a mudança. 


"Renovo meu chamado para que essa coincidência sirva de lembrete a todos os cristãos para darem um passo decisivo rumo à união, e isso em torno de uma data comum para a Páscoa. A Igreja Católica está disposta a aceitar a data que todos desejarem, uma data de união." Papa Francisco, na missa que encerrou uma semana de oração pela união dos cristãos. 


Em 2025, a celebração acontecerá em 20 de abril para todas as denominações cristãs. Esta é uma coincidência no cálculo, já que católicos romanos e ortodoxos, por exemplo, usam calendários diferentes: os primeiros usam o gregoriano desde 1582, enquanto o segundo grupo utiliza o calendário juliano, que entrou em vigor em 46 a.C., e foi utilizado nos tempos de Cristo. 

Outras notícias

Polícia Rodoviária Federal apreende mais de 220 quilos de maconha na BR-277

Prefeitos de cidades da região discutem medidas de segurança por conta de protestos

Grupos de WhatsApp teriam incentivado manifestantes a incendiar Terminal Central


Diferenças de calendários


A Páscoa cristã começou a ser celebrada com base na Páscoa judaica, seguindo as referências das Escrituras. A ressurreição teria acontecido no terceiro dia da Páscoa judaica, ou o 16º dia do mês de Nissan no calendário lunissolar hebraico — um mês dos primeiros frutos, que se iniciava com a primeira lua nova da época da cevada madura em Israel.


No entanto, no segundo século, grupos de cristãos decidiram passar a celebrar a Páscoa apenas aos domingos. A mudança foi acatada no Primeiro Concílio de Niceia, em 325 d.C., quando o cálculo começou a se alterar.


Após o Grande Cisma que dividiu a Igreja Católica entre Romana e Ortodoxa em 1054, as diferenças se aprofundaram. Em 1582, a bula papal "Inter Gravissimas" estabeleceu um novo calendário — este, com 12 meses, que se usa no Brasil e no ocidente até hoje. Já os ortodoxos continuaram com o calendário juliano, que também tem anos bissextos, mas usa um cálculo diferente do gregoriano —por esse motivo, atualmente os dois calendários estão com uma diferença de 13 dias. 


No século 18, a Igreja Anglicana também adotou o novo calendário, em busca de uniformidade com o restante da Europa. Assim, também houve um alinhamento prático das celebrações entre grupos protestantes e católicos romanos por questões geopolíticas.


Desde 1923, algumas das igrejas ortodoxas do oriente passaram a adotar um calendário gregoriano modificado. Eles calculam a data da Páscoa de acordo com a lua nova astronômica no meridiano que passa por Jerusalém. Mas outras permaneceram com o calendário juliano. 


E quando cai a Páscoa cristã ocidental?


É importante entender o que é o equinócio antes de explicar como a data da Páscoa é definida.


O equinócio é um fenômeno que ocorre quando nenhum dos hemisférios da Terra, norte ou sul, está inclinado em relação ao Sol. Isso resulta em raios solares que incidem diretamente sobre a Linha do Equador, proporcionando igual duração do dia e da noite (12 horas cada).


Existem dois equinócios por ano: o equinócio de outono (em março no hemisfério sul e em setembro no hemisfério norte) e o equinócio de primavera (em setembro no hemisfério sul e em março no hemisfério norte). 

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Protestos violentos em Londrina: participantes já foram identificados diz Hudson Teixeira

Cidade
Imagem de destaque

Nível do Igapó II volta a subir após contenção de vazamento em comporta de vertedouro

Cidade

Após atrasos, coleta de lixo e transporte coletivo são normalizados em Londrina

Cidade

Segundo mães de mortos em confronto, carro reconhecido pela PM não era dos jovens

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Protestos contra mortes de jovens em confronto se intensificam em mais de cinco pontos de Londrina

Cidade
Londrina e região

Transporte coletivo é suspenso em Londrina devido protestos contra mortes em confronto

Cidade
Londrina e região

Vídeo: moradores protestam contra Choque após dois suspeitos morrerem em confronto

Cidade
Londrina e região

Ônibus e carros são apedrejados durante protesto após mortes em confronto com a PM

Tarobá Notícias
Londrina e região

Veja a nova linha de ônibus em Londrina e as dez mudanças nos itinerários

Podcasts

INVESTIMENTO

Podcast - FILL - EP23 - Felipe Gondin 07-12-24

ESPORTE

Podcast - FILL - EP22 - Ricardo Cavallini 07-12-24

INOVAÇÃO

Podcast - FILL - EP21 - Tatiana Fiuzza 07-12-24

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.