Cidade

Parceiro da Escola: em menos de 24 horas após aprovação, projeto é sancionado pelo Governo do Paraná

05 jun 2024 às 13:11

Nas redes sociais, o governador Ratinho Júnior comemorou a aprovação do projeto. Ele disse que o Parceiros da Escola vai modernizar a educação do Paraná. O projeto foi sancionado ainda na terça-feira, logo após a aprovação na assembleia legislativa.


O próximo passo, segundo o governo, é a consulta pública com professores, pais e funcionários, que vão decidir se querem ou não o novo modelo de gestão. As consultas serão individuais em cada colégio e devem ocorrer entre outubro e novembro deste ano.


Neste primeiro momento, são 204 colegios na lista. Nos locais em que for aprovado, o "Parceiro da Escola" entrará em vigor a partir do ano que vem. Uma empresa será contratada para fazer a gestão administrativa da escola.


A proposta gerou embate entre governo e professores da rede estadual. Na segunda-feira, centenas de manifestantes se deslocaram até Curitiba. Alguns chegaram a invadir a Assembleia Legislativa.


A segunda votação aconteceu online. 38 deputados foram favoráveis ao programa e 13 contrarios. A app sindicato disse em nota que a greve continua. Atos foram convocados em Curitiba e nos Núcleos Regionais de Educação.


Em Cascavel, duas equipes da PM fizeram um bloqueio na entrada do núcleo, mas até 10h30 nenhum manifestante apareceu. O NRE de Cascavel informou que os colégios seguem abertos e que equipes estão auxiliando para o atendimento pedagógico.


No Colegio Estadual do Pacaembu os poucos alunos que compareceram tiveram algumas aulas online nesta quarta-feira.