Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Parceria da UEL com a PM prevê sistematização de dados sobre crimes contra as mulheres

A sistematização dos dados coletados em diferentes portas de entrada dos serviços de atendimento surge como demanda da Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e Sexual Contra as Mulheres
18 mar 2025 às 11:38
Por: Assessoria de Imprensa

A Universidade Estadual de Londrina e a Polícia Militar do Paraná (PMPR) firmaram uma parceria que objetiva diagnosticar o fenômeno da violência contra a mulher em Londrina a partir da sistematização e análise dos dados coletados em diferentes serviços de atendimento aos cidadãos, das áreas de segurança pública, assistência social e atendimento especializado do município. 


O objetivo é reunir as informações coletadas em todo o município, já que cada órgão possui seu banco de dados próprio e que necessitam de uma sistematização e análise conjuntas e criar um diagnóstico social amplo sobre o fenômeno da violência contra a mulher, com vistas para embasar políticas públicas e ações de enfrentamento. O Termo de Compromisso entre a UEL e o 5º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (5º BPM) foi assinado nesta terça-feira (18), na Sala dos Conselhos, situada próxima à Reitoria da Universidade Estadual de Londrina. 


A sistematização dos dados coletados em diferentes portas de entrada dos serviços de atendimento surge como demanda da Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e Sexual Contra as Mulheres, destaca a coordenadora do projeto, Sandra Lourenço de Andrade Fortuna. Neste sentido, farão parte da estratégia as polícias Militar e Civil e a Guarda Municipal (GM), e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) nos diferentes serviços de saúde e nos serviços especializados, como o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM). 


“A parceria é altamente relevante, tendo em vista a possibilidade de não apenas acessarmos os dados disponíveis na plataforma da Segurança Pública, mas de irmos além por meio da extração de relatórios quantitativos que possibilitam diferentes cruzamentos de dados. Esses dados poderão ser acessados por meio da Plataforma BI, que agrega dados tanto da Polícia Militar, quanto da Polícia Civil, como da Guarda Municipal”, explica a professora, que é coordenadora do Grupo de Pesquisa Produção do Conhecimento e Pesquisa Social, vinculado ao Departamento de Serviço Social (CESA).


A professora do Departamento de Saúde Coletiva (CCS) da UEL Marselle Nobre de Carvalho também irá atuar na coordenação das pesquisas, “com pesquisadoras na condição de colaboradoras externas e estudantes de graduação de diferentes áreas como bolsistas, com o apoio do CNPq e da Fundação Araucária”, explica Sandra Lourenço. A equipe de bolsistas será formada por discentes das áreas de Serviço Social, Medicina, Farmácia e Enfermagem, além da pesquisadora externa da área de Sociologia Elaine Galvão.    

Outras notícias

Capotamento deixa mulher ferida e duas crianças com ferimentos leves na PRc-467

Passageiro é preso por tráfico de drogas após apreensão de maconha em ônibus em Corbélia

Cigarros contrabandeados são apreendidos em ônibus de linha em Corbélia


O Projeto Integrado Extensão-Pesquisa Observatório de Violência Contra as Mulheres de Londrina possui aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 5: Igualdade de Gênero), da Agenda Global 2030, que consiste na busca por igualdade de gênero na direção do enfrentamento e superação das formas de opressão e violência contra as mulheres.



Rede Municipal


A Universidade Estadual de Londrina faz parte da Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e Sexual Contra as Mulheres por meio de diversos projetos de pesquisa e extensão. A partir do Decreto Municipal Nº 1208, de 17 de setembro de 2024, a Rede Municipal passou a contar com total de 26 representações, envolvendo ainda os órgãos de segurança, secretarias municipais, o Poder Judiciário estadual, hospitais e os conselhos municipais de Londrina.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Homem é preso após furtar bicicleta nas proximidades do Viaduto da Carelli, em Cascavel

Cidade
Imagem de destaque

Homem é preso por tráfico de drogas após denúncia anônima em Capitão Leônidas Marques

Cidade

Homem quebra vidraça do Fórum de Cascavel e pede para ser preso alegando ameaça de morte

Cidade

Após perda do irmão, menina transforma luto em superação e vence luta de jiu-jitsu

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Casal é encontrado morto em terreno de associação no bairro Maria Luiza, em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Semana terá chuvas e variação de temperaturas em Londrina; confira a previsão

Cidade
Cascavel e região

Homem quebra vidraça do Fórum de Cascavel e pede para ser preso alegando ameaça de morte

Cidade
Cascavel e região

Mulher capota carro enquanto era perseguida pela Guarda Municipal em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.