Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Parque Arthur Thomas estará aberto em feriados e recessos neste fim de ano

Reinaugurado após grande revitalização, espaço receberá visitantes até nos dias de Natal e Ano Novo; fechamento somente às segundas-feiras
21 dez 2025 às 09:22
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: Calebe Guedes / PML

Uma excelente alternativa de passeio com lazer na natureza estará disponível aos londrinenses e visitantes de Londrina neste fim de 2025, incluindo os períodos de Natal e Ano Novo. O Parque Municipal Arthur Thomas, amplamente reformado e reaberto ao público, ficará aberto normalmente, inclusive em fins de semana, feriados e recessos. As visitas serão diárias, de terça a domingo, das 8h às 17h, inclusive no Natal – dias 24 e 25 – e no Ano Novo31 de dezembro e 1º de janeiro.


As exceções são apenas as segundas-feiras, dia fixo de fechamento do local, que fica na Rua da Natureza, 155, Jardim Piza, região sul, próximo à Avenida Dez de Dezembro.


Desde que foi reaberto ao público, o parque já recebeu cerca de 10 mil visitantes, de acordo com a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema). Apenas no primeiro fim de semana com os portões abertos, no início do mês, entre a sexta (5) e domingo (7), foram 7.500 pessoas circulando pelo local, sendo 6 mil somente no dia de atividades do “De volta ao parque”. De terça a sexta-feira, a média é de 200 visitantes, enquanto no sábado e domingo fica em torno de 1 mil e 1,5 mil pessoas, respectivamente.


O gerente de Parques e Biodiversidade da Sema, João Paulo Dias, informou que a unidade vem recebendo visitantes de diferentes regiões. “Tem gente vindo de Londrina e região metropolitana, famílias do estado de São Paulo, do Mato Grosso do Sul, de Brasília, e tivemos até um pesquisador da Holanda e uma família do Canadá. Essas informações foram obtidas por visitantes que interagiram com a equipe do Parque Arthur Thomas. Como não fazemos abordagens para perguntar a origem das pessoas, pode ter havido visitas de ainda mais localidades diferentes. Isso reforça a diversidade do público que frequenta o local, valorizando a área ainda mais”, frisou.


Este período de festas de fim de ano será uma oportunidade para as famílias e turistas conhecerem o parque revitalizado e aproveitarem momentos agradáveis de qualidade ao ar livre. “A população tem vindo, muitas famílias, grupos de jovens, escolas e igrejas. E o legal é ver a maioria respeitando todas as regras que propiciam a preservação ambiental do espaço. A retomada tem sido bastante positiva na visão das equipes da Sema”, relatou.

Outras notícias

Ouriço é capturado no Jardim Santo Antônio em Arapongas

Prefeitura leva pavimentação asfáltica para a Estrada do Rezende, na zona rural

Corpo encontrado em Apucarana é de costureira desaparecida e suspeito confessa homicídio


Área preservada e atrativa – Tradicional espaço público de preservação ambiental e lazer, a unidade é uma área de conservação da Mata Atlântica, sendo o último remanescente florestal de grande porte na zona urbana de Londrina, a apenas 3 km da região central. Com cerca de 85 hectares, o parque oferece trilhas de caminhada, lago com barragem, áreas de contemplação, lazer e mirante para cachoeira.


Todos esses ambientes foram revitalizados pela Prefeitura de Londrina ao longo de 2025. Com a reforma, foram incorporados ainda um novo parquinho infantil, academia ao ar livre, pista de caminhada e novas trilhas. Dessa forma, o equipamento público permite lazer, passeio, atividades físicas, pesquisas e contemplação.


Também fica no parque o local onde existiu a primeira usina hidrelétrica de Londrina e região, a Usina São José, também conhecida como Usina Cambezinho, inaugurada em 1939 e desativada em 1967, um dos marcos históricos do desenvolvimento de Londrina em suas primeiras eras.


Os ambientes preservados de fauna e flora são o grande atrativo aos visitantes do local, que conta com mais de uma centena de espécies de árvores, entre nativas e exóticas. São vários os animais silvestres que habitam o espaço, entre mamíferos, aves, anfíbios, répteis e peixes, como macacos-prego, quatis, capivaras, gambás, cutias, pacas, tatus, garças, gavião carcará, sabiá-laranjeira, saracura-do-mato, lagartos, cágados, jabutis, sapos, rãs, entre outros.


Trilhas guiadas – A Sema proporciona trilhas guiadas gratuitas pelo Parque Arthur Thomas, voltadas a grupos escolares, idosos, empresas e instituições. Os interessados podem fazer a solicitação por meio de formulário on-line.


A assessora do setor de Educação Ambiental da Sema, Lidiani Isidoro, informou que a equipe responsável recebe a solicitação e entra em contato para fazer o agendamento. “Realizamos somente atendimentos agendados. O projeto se chama ‘Descobrindo o Parque’ e permite uma vivência mais completa no passeio. Temos recebido muitos visitantes, inclusive em dias de semana, com pedidos para trilhas guiadas de grupos fechados”, destacou.


Equipe – Atualmente, a equipe de trabalho do Parque Arthur Thomas conta com funcionários da Sema e colaboradores, entre eles operários do Creslon, que contribuem com a manutenção da unidade. Há também terceirizados para limpeza de banheiros e salas. Os serviços incluem limpeza de trilhas e lagos, atendimento ao visitante, manutenção predial, controle da fauna e flora invasoras, manejo ambiental e atividades administrativas.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Polícia prende homem em flagrante por importunação sexual em Cornélio Procópio

Cidade
Imagem de destaque

Arapongas inaugura unidade do Hospital Nossa Senhora de Fátima

Cidade

Vítima de esquema milionário em Londrina relata ameaças e movimentação de R$ 2,5 mi

Cidade

“Militares estão bem”, coronel detalha ocorrência com queda de helicóptero da PM em Matelândia

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Operação investiga desvio de R$ 5 mi em empresa de máquinas para salgados em Londrina

Cidade
Londrina e região

Investigada na Operação Fortuna Sombria é solta após alvará em Londrina

Cidade
Londrina e região

Pais denunciam falta de itens em kits escolares e uniformes incompletos em Londrina

Cidade
Cascavel e região

Helicóptero Falcão 12 cai durante ação policial na área rural de Matelândia; nenhum tripulante se feriu

Paraná
Paraná

Menina com câncer terminal morre logo após realizar sonho de conhecer o mar

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 10 | ​​Azeite: o toque essencial na gastronomia

Podcast O Construtor | EP 1| A História da A.Yoshii | Leonardo Yoshii

Podcast Pulpor Talks | EP 1 | Dos Palcos à Periferia: A Cultura de Londrina | Marcão Kareca

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.