Todos os locais
Todos os locais
Cidade
Londrina e região

PAS da UEM tem menor abstenção desde 2018; gabaritos já estão disponíveis

Conforme a Comissão do Vestibular Unificado (CVU), a avaliação transcorreu com normalidade em todos os locais de prova distribuídos pelo estado do Paraná
03 dez 2024 às 07:17
Por: Agência Estadual de Notícias
- Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Mais de 22 mil estudantes de ensino médio prestaram neste domingo (1º) as provas do Processo de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).


Conforme a Comissão do Vestibular Unificado (CVU), a avaliação transcorreu com normalidade em todos os locais de prova distribuídos pelo Estado do Paraná – além de Maringá, foram realizadas aplicações em Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Paranavaí e Umuarama. 


Ao todo, 22.392 estudantes compareceram à prova, o que representa 93,6% do total de inscritos - historicamente, as provas do PAS costumam ter baixos índices de desistência, de acordo com a CVU.

Ainda assim, a abstenção de 6,4% foi a menor registrada pelo PAS desde 2018, quando apenas 5,7% dos candidatos faltaram à avaliação. “O tempo ajudou, porque não houve chuva, e os locais de aplicação foram bem espalhados, principalmente em Maringá. Dessa forma, os candidatos não tiveram problemas para chegar à prova. Esse conjunto de fatores contribuiu para a baixa abstenção observada”, explicou a coordenadora da comissão, Márcia do Nascimento Brito.


Participam do PAS estudantes de ensino médio de escolas públicas ou privadas cadastradas junto à UEM. A avaliação ocorre de forma seriada: ao final de cada ano do ensino médio, os estudantes fazem uma prova que contempla conteúdos específicos da série em que estão matriculados. O desempenho obtido em cada etapa é acumulado e determina o escore final do estudante no concurso.

Outras notícias

Produtos artesanais: programa de Economia Solidária lança coleção natalina de 2024

Londrina 90 Ideias: debate sobre o presente e futuro da cidade reúne personalidades

Homem é preso com notas falsas e por suspeita de aplicar golpe do 'bilhete premiado'



Neste ano, o processo seletivo recebeu, ao todo, 23.926 inscrições – um aumento de 824 candidatos em relação a 2023. Os 3,2 mil inscritos na terceira etapa do PAS concorrem a 374 vagas em mais de 70 cursos de graduação da UEM – 209 para ampla concorrência e 165 via política de cotas sociais, para negros e para Pessoas com Deficiência (PcD).


O processo prevê o ingresso dos aprovados em março de 2025, quando o calendário acadêmico da UEM voltará a coincidir com o calendário civil - o próximo ano letivo terá início em março e término em dezembro do ano que vem.


Outra novidade é que o PAS, assim como o Vestibular de Verão 2024, oferta vagas para cinco novos cursos de graduação da UEM: Engenharia Têxtil e Serviço Social, no câmpus de Maringá; e Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Computação e Tecnologia em Gastronomia, no Câmpus Regional de Umuarama (CAU). Recém-aprovadas, as novas graduações receberão estudantes pela primeira vez.


Além disso, cursos já ofertados pela instituição serão desenvolvidos em novos turnos. É o caso da graduação em Música, no câmpus Maringá, que terá aulas em período matutino. Já os cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia de Alimentos, ambas do CAU, em Umuarama, passarão a ser ofertados no período noturno.


GABARITOS PROVISÓRIOS ESTÃO DISPONÍVEIS – O gabarito provisório das questões objetivas das três etapas do PAS está disponível desde as 10h desta segunda-feira (2) – é possível consultar o documento por meio do site do concurso ou do App Vestibular UEM. O resultado final do PAS será divulgado nos mesmos canais, em 31 de janeiro de 2025.


Em cinco horas de avaliação, na tarde deste domingo (1º), os estudantes responderam a 40 questões de alternativas múltiplas e a uma redação com, no mínimo, 15 linhas. Os inscritos nas etapas 1 e 2 do PAS resolveram questões de conhecimentos gerais, língua portuguesa, literaturas em língua portuguesa e língua estrangeira. Já a prova destinada aos vestibulandos da terceira etapa incluiu, também, questões de conhecimentos específicos, a depender do curso pretendido.


No âmbito da redação, os candidatos à primeira etapa do PAS tiveram de produzir uma resposta argumentativa sobre a importância da criminalização das práticas de bullying e cyberbullying na sociedade brasileira. Já os estudantes de segundo e terceiro ano do ensino médio foram desafiados a escrever comentários argumentativos sobre os temas “o colapso da Amazônia” e “o consumo excessivo de conteúdos fúteis nas redes sociais”, respectivamente.


Mais informações sobre o concurso podem ser encontradas no site do PAS e no App Vestibular UEM. Em caso de dúvidas, é possível consultar a Secretaria Virtual da CVU.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Câmara de Londrina aprova lei com normas para divisão de novos loteamentos urbanos

Cidade
Imagem de destaque

Vereadores de Cambé aprovam 13° salário para eles mesmos; prefeito pode ser beneficiado

Cidade

Homem é agredido a pauladas na zona norte e esposa é a principal suspeita

Cidade

Batida entre três veículos no bairro Alto Alegre em Cascavel deixa motociclista ferido

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Parte do teto de shopping na zona sul de Londrina desaba com chuva desta segunda

Cidade
Brasil

Adolescente é morto a tiros após ser rendido em assalto na zona oeste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Pontos de alagamentos e transtornos são registrados após fortes chuvas em Londrina

Cidade
Londrina e região

Impressionante: carro cai de viaduto na Avenida Brasília e motorista sai ilesa

Cidade
Londrina e região

Equipe de Tiago Amaral diz que atual gestão não licitou kits escolares para 2025

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.