A Delegacia de Polícia Federal em Guaíra finalizou, nesta semana, a reforma estrutural completa de sua base avançada fluvial. O investimento estratégico visa transformar a região de fronteira em um modelo de atuação integrada, dificultando a logística do crime organizado que utiliza as águas do Rio Paraná e do Lago de Itaipu para o transporte de ilícitos.
A base é uma embarcação de grande porte que passou por modificações nas instalações internas para melhor acomodar as equipes e otimizar as operações. O foco principal é barrar a entrada de armas, drogas e mercadorias contrabandeadas no território brasileiro. Para garantir a eficácia, a unidade opera de modo ininterrupto e itinerante, podendo ser deslocada para qualquer ponto estratégico conforme a necessidade.
O trabalho na base é realizado em conjunto com diversas forças de segurança, incluindo:
Exército Brasileiro;
BPFRON (Polícia Militar do Paraná);
TIGRE (Polícia Civil do Paraná);
NEPOM (Núcleo Especial de Polícia Marítima da PF de Guaíra e Naviraí/MS).
Além da base principal, a operação conta com o suporte de embarcações rápidas para perseguições e intervenções táticas. A Polícia Federal reforçou que canais de denúncia seguem abertos à comunidade, garantindo o anonimato de quem colaborar com informações sobre atividades suspeitas na região fronteiriça.