A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (04/11) em Itaipulândia (PR), como parte de uma investigação sobre corrupção eleitoral e outros ilícitos relacionados às eleições de 2024.
As ações ocorreram em endereços ligados a uma apoiadora de campanha e em locais de trabalho de funcionários de uma associação local. Os mandados, autorizados pelo Juízo Eleitoral, tinham como objetivo apreender celulares e dispositivos eletrônicos para confirmar comunicações e possíveis pressões ocorridas após o pleito.
Durante o cumprimento das ordens, a PF apreendeu uma arma de fogo sem registro, e um homem foi preso em flagrante por posse ilegal de arma.
As investigações apontam que eleitores teriam recebido vantagens econômicas, cerca de R$ 70 por semana — para adesivar veículos com propaganda política. Também há indícios de ameaças, coação e demissões relacionadas ao não apoio a determinado candidato.
O caso foi encaminhado ao Ministério Público Eleitoral e segue sob segredo de justiça, para garantir a eficácia das diligências e a integridade da apuração.