Um novo Projeto de Lei em discussão no estado do Paraná propõe estender o modelo de gestão cívico-militar também aos Colégios Estaduais de Tempo Integral. A medida, se aprovada, deve impactar diversas instituições de ensino, como o Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto, em Cascavel, onde a proposta é analisada com foco na melhoria do desempenho escolar e da disciplina.
O debate sobre a educação no Paraná ganhou um novo capítulo com a proposta de ampliar o modelo cívico-militar, conhecido por trazer disciplina e organização militar para o ambiente escolar. Atualmente, o estado já possui colégios que adotam o formato, mas a expansão para unidades de tempo integral é vista como uma forma de intensificar os resultados positivos.
O foco principal da proposta é integrar o ensino prolongado com valores cívicos e disciplina, criando um ambiente de aprendizado mais estruturado. A junção do tempo integral, que já oferece atividades diversificadas como aulas de robótica e reforço escolar, com a gestão cívico-militar, busca melhorar a qualidade do ensino e a formação dos alunos.
Em Cascavel, o CEEP Pedro Boaretto Neto é uma das instituições que podem ser afetadas pela mudança. O colégio possui amplas instalações, com pátios e salas modernas, oferecendo jornada estendida aos estudantes.
A discussão ocorre em meio a um debate nacional e estadual sobre a eficácia do modelo cívico-militar, que divide opiniões entre os que defendem disciplina e melhora nos índices educacionais e os que criticam a militarização das escolas públicas. O projeto de lei deve seguir para votação nos próximos meses.