Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Cascavel e região

Polêmicos medidores inteligentes da Copel chegam a mais 29 cidades do oeste do Paraná

Até o momento, o Oeste já recebeu 173 mil medidores inteligentes em 17 municípios
21 mar 2025 às 17:33
Por: Portal Tarobá e Agência Estadual de Notícias
Foto: Alina Angelica Prochmann/Copel

Uma das primeiras cidades a receber os medidores digitais foi Cascavel, e desde então a Tarobá tem recebido diversas mensagens de consumidores revoltados com o aumento nas contas de energia, considerado fora do comum após a instalação dos dispositivos.


No entanto, as reclamações não se restringiram à Tarobá. Durante muitos dias, o atendimento ao consumidor da Copel em Cascavel começou a ser marcado por filas formadas logo pela manhã.

Em meio à polêmica, a Copel explicou que, como a medição agora é eletrônica e automática, não há possibilidade de erro na medição. A companhia destacou que o aumento nas contas está relacionado ao aumento do consumo de energia elétrica devido ao calor.


Em resposta à situação, a Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Câmara de Cascavel protocolou, no dia 11 de março, um ofício à Companhia Paranaense de Energia (Copel), pedindo providências para esclarecer e corrigir eventuais problemas que possam estar causando o aumento incomum nas contas de energia relatados pelos moradores desde a instalação dos chamados "medidores inteligentes". Ao mesmo tempo, o presidente da Comissão, vereador Everton Guimarães (PMB), enviou um ofício à Procuradoria de Defesa do Consumidor (Procon), solicitando ação do órgão no caso.


Apesar da polêmica, a Copel segue com o programa de inovação, levando a tecnologia para outras cidades do Oeste do Paraná. A terceira fase do programa Rede Elétrica Inteligente da Copel, que substitui os medidores convencionais de consumo de energia por modelos digitais inteligentes, está chegando a mais 29 municípios do Oeste do Paraná. Até o fim de 2025, a região receberá 661 mil medidores inteligentes, abrangendo 50 municípios, tanto nas áreas urbanas quanto nas unidades consumidoras rurais.

Outras notícias

Câmara de Londrina aprova em primeiro turno projeto que amplia número de assessores

Polícia procura mulher que se passou por funcionária de vidraçaria e furtou joias de idosa

Aeroporto de Londrina opera normalmente, mas dois voos são cancelados por mau tempo


Os municípios que estão recebendo a nova tecnologia neste mês de março são: Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, Diamante do Oeste, Diamante do Sul, Entre Rios do Oeste, Formosa do Oeste, Guaíra, Ibema, Iracema do Oeste, Lindoeste, Maripá, Matelândia, Medianeira, Mercedes, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes, Santa Helena, Santa Lúcia, Santa Terezinha de Itaipu, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, São Pedro do Iguaçu, Terra Roxa, Tupãssi e Vera Cruz do Oeste.


Até o momento, o Oeste já recebeu 173 mil medidores inteligentes em 17 municípios: Anahy, Assis Chateaubriand, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Cascavel, Céu Azul, Corbélia, Foz do Iguaçu, Guaraniaçu, Iguatu, Jesuítas, Marechal Cândido Rondon, Nova Aurora, Santa Tereza do Oeste, Toledo, Três Barras do Paraná.


Em Cascavel, 85% das 166 mil unidades consumidoras já receberam medidores inteligentes. Em Santa Tereza do Oeste, as instalações atingiram 89% dos 5,9 mil imóveis do município. Em Corbélia, o projeto alcançou mais de 70% dos 7,8 mil imóveis.


Medidores Inteligentes:


Segundo a Copel, os "smart meters" registram o consumo de energia em tempo real e enviam os dados automaticamente para as centrais de operação da Copel. Essa comunicação permite a detecção imediata de falhas, o que possibilita uma resposta rápida a quedas de energia, reduzindo o tempo de restabelecimento.


Ainda segundo a companhia de energia, no Brasil, a tendência de troca para medidores inteligentes é crescente, com distribuidoras de energia implementando a atualização tecnológica em estados como São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná.


De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica, os dispositivos – homologados pelo Inmetro – desempenham um papel relevante, pois monitoram o consumo de energia e enviam os dados para a distribuidora em tempo real, eliminando a necessidade de leitura presencial e a possibilidade de erros ou impedimentos nesse processo.


Nos Estados Unidos, 65% das residências já utilizam medidores inteligentes. No Japão, o objetivo é atingir 100% até 2030. No Paraná, a Copel lidera a implementação da tecnologia, com grande adesão dos consumidores.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Ibiporã aprova licitação de R$ 9,3 mi para construir Observatório e Planetário

Cidade
Imagem de destaque

Prefeitura realiza penúltimo plantão do Regulariza Londrina neste sábado

Cidade

Árvore cai sobre carro durante temporal e interdita rua em Londrina

Cidade

Vereadores aprovam orçamento de R$ 3,8 bilhões para Londrina em 2026

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Com alerta vermelho para tempestades severas, Defesa Civil de Londrina orienta população

Cidade
Londrina e região

Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

Cidade

Câmeras registram chegada e saída de suspeito em sítio onde Fábio Henrique foi morto

Cidade
Londrina e região

Depósito clandestino de cabos de internet e telefone é descoberto em Londrina

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.