Todos os locais
Todos os locais
Cidade
Brasil

Polícia Civil desarticula organização que praticava crimes de ódio contra crianças e adolescentes na internet

Objetivo é desarticular uma das maiores organizações criminosas do país voltadas à prática de crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes
15 abr 2025 às 08:41
Por: Portal Tarobá
Foto: Polícia Civil

Policiais civis da Delegacia da Criança e dos Adolescente Vítima (DCAV) deflagraram, nesta terça-feira (15/04), a "Operação Adolescência Segura". O objetivo é desarticular uma das maiores organizações criminosas do país voltadas à prática de crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes. As diligências ocorrem em São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul. Até o momento, dois homens foram presos e dois menores foram apreendidos. 


Com o apoio de policiais civis de sete estados e do CyberLab da Secretaria Nacional de Segurança, a operação cumpre mandados de prisão temporária e de busca e apreensão, além de internação provisória de adolescentes infratores. A ação é resultado de uma investigação acerca de uma rede criminosa altamente estruturada.


Entre os crimes apurados, estão tentativa de homicídio, induzimento e instigação ao suicídio, armazenamento e divulgação de pornografia infantil, maus-tratos a animais, apologia ao nazismo e crimes de ódio em geral.

 

As investigações iniciaram em 18 de fevereiro de 2025, quando um morador de rua, que estava dormindo, foi atacado e teve 70% do seu corpo queimado por um adolescente que atirou dois coquetéis molotov em sua direção, enquanto um homem filmava todo o evento e transmitia em tempo real em uma plataforma online.

Outras notícias

Homem é flagrado por vizinhos tentando matar cachorro a pauladas na zona norte

Vacina contra a gripe estará disponível para toda a população no "Dia D" neste sábado

Véspera do Dia das Mães movimenta o comércio com opções para todos os estilos em Cascavel


A partir disso, e, após um incessante trabalho de inteligência, monitoramento e cruzamento de dados, policiais da DCAV descobriram que o crime bárbaro não se tratava de uma fato isolado. Os administradores do servidor utilizado no crime compunham verdadeira organização criminosa altamente especializada em diversos crimes cibernéticos tendo como principais alvos, crianças e adolescentes. 


A atuação do grupo é tão significativa no cenário virtual que mereceu a atenção de duas agências independentes dos Estados Unidos, que emitiram relatórios sobre os fatos, contribuindo com o trabalho dos policiais civis envolvidos no caso.


As investigações, conduzidas pela especializada da Polícia Civil do Rio de Janeiro revelaram uma atuação criminosa que se espalhava por diferentes plataformas digitais, utilizando mecanismos de manipulação psicológica e aliciamento de vítimas em idade escolar, em um cenário de extremo risco à integridade física e mental de crianças e adolescentes.


A "Operação Adolescência Segura" representa um marco significativo no combate à criminalidade digital no Brasil e reafirma o compromisso da Polícia Civil com a proteção dos direitos fundamentais da infância e da juventude, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As investigações seguem para identificar os demais integrantes da organização criminosa.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Governo entrega moradias em Assis Chateaubriand e Guarapuava pelo Casa Fácil Paraná

Cidade
Imagem de destaque

Secretaria de Saúde amplia vacinação contra a gripe para toda a população de Londrina

Cidade

Preso injustamente: Javali é solto após 43 dias como suspeito de matar avó e neta

Cidade

Chuva forte e ventos superiores a 60 km/h causam estragos em todo o Oeste do Paraná

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil afirma ter elucidado assassinatos de avó e neta em Jataizinho e prende jovem

Cidade
Londrina e região

Acusado diz que matou avó e neta em Jataizinho após roubar R$ 100

Brasil e mundo
Londrina e região

Novo Papa Leão XIV já esteve em Rolândia no norte do Paraná em 2004

Cidade
Londrina e região

Preso injustamente: Javali é solto após 43 dias como suspeito de matar avó e neta

Cidade
Cascavel e região

Forte chuva e ventania causam estragos nos telhados e coberturas da Ceasa de Cascavel

Podcasts

Podcast PodGuest | EP 9 | Empreendedorismo, marketing e entretenimento | Gabriel d'Avila

Podcast Heróis e Vilões | EP 6 | O Herói Dentro de Nós | Matheus José Vioto

Podcast Café com Edu Granado | EP 11 | A Força da Persistência Empreendedora | Lucas Olivetti

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.