Cidade

Polícia Civil investiga ataques de cães que mataram dois gatos em Londrina

24 set 2025 às 20:10

A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar a morte de dois gatos atacados por cães que vivem no Centro Cultural Kaingang, próximo à Avenida Dez de Dezembro, em Londrina. Os casos foram denunciados pela tutora dos animais, a professora Roberta Galdino.


Segundo a denúncia, o primeiro ataque ocorreu no ano passado, quando um gato da tutora foi morto. Neste ano, a cena se repetiu, resultando na morte de outro felino. Imagens de câmeras de segurança mostram ao menos cinco cães cercando e atacando os animais no Jardim Arpoador, na zona sul da cidade.


O inquérito foi instaurado pelo delegado João Batista Reis, do 6º Distrito Policial, que afirmou que a investigação envolve pontos delicados. Até o momento, nenhum responsável se apresentou como tutor dos cães e a FUNAI não elaborou relatório sobre os fatos.


A Polícia Civil considera que pode ter havido dolo eventual, já que os responsáveis pelos animais sabiam dos ataques recorrentes e não tomaram providências. Os tutores, quando identificados, poderão responder por maus-tratos a animais e omissão de cautela, crimes que preveem pena de um a cinco anos de prisão.