Políticas e iniciativas que possam atender, solucionar e reduzir o número de pessoas em situação de rua em Londrina serão discutidas durante audiência pública na segunda-feira (24). A reunião é aberta ao público e começará às 19h no plenário da Câmara.
O presidente da Comissão de Segurança Pública, vereador Santão, explicou que o objetivo é construir um diálogo com órgãos públicos e autoridades de Londrina para viabilizar alternativas para atender as necessidades da sociedade.
Segundo Santão, a discussão é fundamental para reduzir os indicadores de pessoas morando nas ruas do município. “Queremos discutir justamente o que cada autoridade dessa tem de ver e o que cada precisa melhorar no sentido de resolver o problema. Por exemplo, só a Secretaria de Assistência Social tem um orçamento enorme aqui em Londrina, de cerca de R$ 95 milhões por ano, e se nós temos visto um aumento da quantidade de drogados e de moradores de rua, obviamente esse dinheiro não está sendo bem empregado e precisamos verificar e ajustar”, disse.
Ainda de acordo com o vereador, muitas pessoas, especialmente mulheres, relatam situação de medo em algumas regiões de Londrina por conta do aumento de pessoas em situação de rua.
“Essa audiência foi chamada em virtude de muitas mulheres, da região da Concha e do Jardim Shangri-la, estarem me procurando relatando o medo e a situação de assaltos que muitas delas já sofreram. A maior parte que veio me procurar relatando esse problema é mulher, alvo mais fácil desses moradores de rua. Geralmente eles assaltam as mulheres, invadem as casas e invadem os estabelecimentos comerciais e usam o produto do furto para manter o vício nas drogas. E temos visto na cidade um aumento de moradores de rua, já temos mini cracolândias espalhadas pela cidade. Nós precisamos dar solução a esse problema”, disse Santão.
Segundo o vereador, foram convidados a participar da audiência os comandantes do 5º e 30º Batalhão da Polícia Militar, Secretaria de Assistência Social, Ministério Público, Denarc e outras autoridades.