A segurança pública tem sido pauta constante de preocupação em Cascavel, e uma bandeira acompanhada de perto pela Tarobá. Nos últimos meses, o Grupo de Comunicação vem destacando a situação e os esforços realizados para conter a criminalidade e proteger a população. Agora, a Prefeitura anunciou uma nova medida voltada ao reforço do efetivo da Guarda Civil Patrimonial (GCP).
A decisão foi oficializada nesta terça-feira (22), durante reunião com representantes do concurso da GCP e das secretarias de Segurança Pública, Planejamento e Gestão e Casa Civil. A medida prevê a convocação de 28 guardas civis patrimoniais até o fim do ano, com a primeira chamada já prevista para maio. Dez profissionais devem ser nomeados inicialmente, com posse marcada para julho. Outros dois chamamentos estão previstos: mais 10 em agosto e oito em novembro.
Segundo o prefeito Renato Silva, a ação atende a uma demanda apresentada pelo secretário de Segurança Pública e Proteção à Comunidade, Coronel Lee.
A convocação se soma a outras ações em andamento, como a Operação Blindagem, que no primeiro trimestre deste ano já resultou em mais de 4,3 mil abordagens, 112 prisões, recuperação de 25 veículos e apreensão de mais de mil objetos perfurocortantes. Além disso, recentemente, 28 novos guardas municipais foram incorporados ao efetivo da GM.
A expectativa é que os novos GCPs passem por treinamento específico antes de assumirem oficialmente suas funções.