Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Prefeitura capacita profissionais da saúde que irão compor a nova Rede Carinho

Esta unidade atenderá ofertando serviços pediátricos todos os dias no Pronto Atendimento do Jardim Leonor; capacitação abrange profissionais de diferentes segmentos
11 mar 2025 às 19:09
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: Vivian Honorato / N.Com

No decorrer de toda esta semana, entre segunda (10) e sexta-feira (14), a Prefeitura de Londrina está promovendo etapas de capacitação de profissionais da área da saúde que integram diferentes serviços municipais. Dentre dezenas de participantes, estão 10 servidores públicos recém-contratados pela Secretaria Municipal de Saúde – quatro médicos pediatras e seis enfermeiros – para compor a equipe da Rede Carinho, novo polo de atendimento descentralizado e especializado em pediatria. Este serviço funcionará todos os dias da semana, no prédio do Pronto Atendimento (PA) do Jardim Leonor, região oeste. A inauguração está prevista para ocorrer no dia 17 de março, próxima segunda-feira.


A Rede Carinho terá à disposição uma equipe multiprofissional de 80 funcionários do PA do Leonor, que atuarão em escala de revezamento para atender as demandas.


O primeiro treinamento realizado hoje (10) pela Prefeitura, com apoio de parceiros, teve 30 profissionais presentes, incluindo os novos 10 servidores convocados por concursos vigentes, bem como outros já atuantes no Pronto Atendimento Infantil (PAI) e PA do Leonor, que são enfermeiros, médicos pediatras e clínicos gerais, auxiliares e técnicos de enfermagem.


Segundo o diretor de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Cleiton Santana, os cursos estão ocorrendo com direcionamentos conforme o foco de atuação de cada segmento de trabalho. “O treinamento de hoje, por exemplo, abordou parada cardiorrespiratória e atendimento de emergência à criança. Houve uma aula teórica rápida e, em seguida, atividades práticas com boneco de ressuscitação cardiopulmonar”, descreveu.


Outros temas serão tratados ao longo dos próximos dias, incluindo técnicas e procedimentos de enfermagem em pediatria, acesso por punção intraóssea e por cateterismo umbilical, preparo e administração de medicamentos com foco em pediatria, abordagem nos traumas pediátricos (lesões e fraturas), conhecendo o sistema de prontuário eletrônico.

Outras notícias

Homem passa por cima de criança com carro e foge em Guarapuava

Imagens internas mostram início da briga que terminou na morte de Rafael Lustosa Barreto em Cascavel

PRF prende motorista de bitrem por embriaguez em Apucarana

“As atividades previstas contemplam categorias profissionais diferentes, então teremos cursos específicos para cada uma delas, como forma de aprimoramento das equipes. Ao todo, são 32 horas de treinamento com ações conduzidas por professores dos cursos de Medicina e Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL), profissional de enfermagem da Pediatria do Hospital Zona Sul, além de profissionais da Diretoria de Urgência e Emergência da própria Secretaria Municipal de Saúde”, informou Santana.


Ainda de acordo com o diretor, essas atividades são fundamentais para alinhamento das normas, rotinas, fluxos e protocolos. “Com uma nova rede de atendimento, é prioritário que todos estejam articulados para seguir um mesmo propósito”, frisou.


As capacitações, quanto à formação da equipe da nova Rede Carinho, ocorrem paralelamente ao trabalho que a Prefeitura de Londrina está fazendo para reorganizar e adequar os fluxos nos locais do PA do Leonor que receberão os atendimentos.


A enfermeira pediatra Flávia Lopes Gabani, professora da UEL e plantonista na UTI pediátrica do Hospital Universitário (HU), foi uma das ministrantes do curso iniciado nesta segunda-feira (10). “Estamos hoje capacitando os enfermeiros e médicos que irão atuar na Rede Carinho no PA do Jardim Leonor, para um atendimento mais assertivo e seguro com as crianças que chegam com alguma condição ou agravo respiratório, ou outro que possa levar a uma parada cardiorrespiratória. Esse trabalho permite que os profissionais consigam desempenhar um atendimento de ainda mais qualidade, focando em situações mais frequentes ou de maior impacto”, comentou.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Equipe de Choque prende homem com mais de 12kg de droga e revólver em Londrina

Cidade
Imagem de destaque

Semana deve ser muito chuvosa e amenizar o calor em Londrina nos próximos dias

Cidade

Casal embriagado invade área isolada após homicídio e acaba preso no Centro de Cascavel

Cidade

Motorista é preso em flagrante por embriaguez após capotar carro na PR-445 em Londrina

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Vítima de acidente fatal na BR-369 em Cascavel é identificada

Cidade
Londrina e região

Homem morre após confronto com equipe da Rotam na zona sul de Londrina

Cidade
Cascavel e região

Casal embriagado invade área isolada após homicídio e acaba preso no Centro de Cascavel

Cidade
Londrina e região

Semana deve ser muito chuvosa e amenizar o calor em Londrina nos próximos dias

Cidade

Vítima de homicídio no centro de Cascavel é identificada

Podcasts

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Podcast Arte do Sabor | EP 1 | Azeite: benefícios que você precisa conhecer | Dâmaris Cortez

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.