A Prefeitura de Cascavel realizou nesta quarta-feira (25) a entrega de alvarás para 56 vendedores ambulantes da cidade. A ação é conduzida pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Finanças, com o objetivo de fortalecer a economia local por meio da formalização dos trabalhadores que atuam em espaços públicos.
Margarida Domingues, secretária de Desenvolvimento Econômico e Social, destacou que a ação, além de proporcionar desenvolvimento econômico para essas pessoas, também oferece formalização e qualidade para a vida profissional. Ela fez um apelo para que quem ainda não está regularizado procure a secretaria para regularizar sua situação.
Cláudio Amaral, coordenador do Comércio Móvel, ressaltou que o trabalho de regularização foi árduo e que, antes, os ambulantes tinham receio de procurar a prefeitura. Hoje, todos trabalham com mais tranquilidade. Ele também destacou que Cascavel é um exemplo para o Brasil no quesito ambulantes.
Entre os beneficiados estão comerciantes de caldo de cana, lanches, vendedores de produtos diversos e participantes do programa Bike Legal.
A regularização permite que esses profissionais tenham mais segurança jurídica, acesso a linhas de crédito e a possibilidade de expandir suas atividades, contribuindo de forma estruturada para o desenvolvimento da cidade.
Além disso, a entrega dos alvarás representa um avanço na inclusão social e econômica, fortalecendo o empreendedorismo popular e promovendo a organização do comércio nas vias públicas, um passo importante para a construção de uma cidade mais próspera e inclusiva.
O prefeito Renato Silva afirmou: “A gente fica feliz de estar proporcionando a regularização de pessoas que querem trabalhar livremente.”
Maria Eliete Melo, ambulante que atua há 21 anos na região do Santa Cruz, é vendedora de doces e uma das beneficiadas com a regularização da sua atividade. Ela declarou: “É uma bênção de Deus. Trabalhei 21 anos na rua sem nenhum documento e sempre que aparecia fiscal, a gente tinha problema. Muitas vezes eu chorava porque queriam que a gente saísse.”
Segundo outros ambulantes, o alvará oferece segurança para que eles trabalhem em paz e de acordo com a legislação.