Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Prefeitura de Londrina reduz de 200 para 28 dias o tempo médio de emissão de alvarás

Avanços na desburocratização também incluem a diminuição de 85% no estoque de alvarás pendentes, que foi de 5.364 para 816
23 jul 2025 às 20:00
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: Emerson Dias/NCom

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, vem obtendo avanços significativos relativos à desburocratização e otimização de processos administrativos. Desde o início de 2025, houve uma redução de 85% no estoque de alvarás pendentes, que foi de 5.364 para 816.


Além disso, o tempo médio de resposta do alvará diminuiu de 200 dias nos últimos anos para 28 dias na atual gestão. Como consequência, o prazo médio de abertura de uma empresa em Londrina caiu para 3,2 horas, abaixo do registrado em Maringá e acima apenas de Foz do Iguaçu, Cascavel e Curitiba.


As conquistas são resultado de diversas ações, como a força-tarefa composta pelas secretarias municipais de Fazenda e de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, via Diretoria de Tecnologia da Informação. A equipe técnica envolvida na iniciativa conseguiu analisar o maior montante possível de alvarás nos primeiros meses de governo, de forma automatizada.


As ferramentas implementadas proporcionaram benefícios como modernizar a liberação e abertura de novas empresas em Londrina, tornando totalmente automáticos os alvarás de licenciamento para atividades de médio risco, além de expedir digitalmente a Dispensa Baixo Risco direto na REDESIM.


Outra medida efetivada pela gestão do prefeito Tiago Amaral trata das regulamentações sobre a Lei de Uso e Ocupação do Solo. Tendo entrado em vigor no dia 2 de abril, a nova legislação desburocratizou a liberação de alvarás e qualificou o ambiente de negócios da cidade.

Outras notícias

Voluntários realizam entrega de presentes do Natal Solidário para 150 crianças

Casal é detido na Rodoviária de Cascavel com produtos contrabandeados do Paraguai

Foz do Iguaçu sedia feira estadual de talentos e ciência com 300 projetos de alunos


Também houve melhorias relativas ao zoneamento urbano, base cartográfica, cadastro imobiliário e parâmetros de construção. Esses avanços envolveram diferentes setores como o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippul), o Sistema de Informação Geográfica de Londrina da DTI e as secretarias municipais de Fazenda e de Obras e Pavimentação.


Dessa forma, o Município tem buscado promover a interoperabilidade, que é a capacidade de diversos sistemas e organizações trabalharem em conjunto para garantir que pessoas, organizações e sistemas computacionais interajam para trocar informações de maneira eficaz e eficiente.


O secretário municipal de Fazenda, Éder Pires, disse que os avanços representam um marco para a cidade, pois estimulam o empreendedorismo e aquecem a economia londrinense. “Também enviamos à Câmara Municipal, recentemente, o projeto da Lei de Liberdade Econômica, que amplia a lista de atividades consideradas de baixo risco e que estão dispensadas de alvarás, uniformiza processos internos e cria um ambiente mais favorável aos negócios. Inclusive, essa proposta estabelece um prazo máximo de 60 dias para as respostas aos processos de alvarás, e atualmente estamos com uma média inferior a 30 dias, o que é um grande feito para a cidade”, salientou Pires.


Conforme o secretário, uma das prioridades da gestão é transformar Londrina em uma Cidade Inteligente, que faça uso da tecnologia para trazer mais eficiência e produtividade à economia e mais qualidade de vida para a população.


“No começo do ano, Londrina não estava entre as 10 cidades paranaenses mais rápidas na emissão de alvarás, e agora somos o quarto município mais ágil do estado. Isso destrava e economia e traz muitos benefícios, como a geração de renda e empregos. Queremos continuar evoluindo cada vez mais, e estamos avaliando diariamente os nossos indicadores para que possamos melhorar. Para isso, vamos seguir promovendo, entre outras iniciativas, o nosso projeto de integração entre a Secretaria Municipal de Fazenda e órgãos como as secretarias municipais do Ambiente e de Saúde e a Vigilância Sanitária”, concluiu Pires.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Escola municipal de Cascavel enfrenta falta de água e situação afeta rotina

Cidade
Imagem de destaque

RF apreende 167 kg de maconha em duas ações na Ponte da Amizade em Foz do Iguaçu

Cidade

Operação "Filling the Gap" prende veterinário por tráfico de cetamina clandestina

Cidade

UEL figura entre as melhores universidades da América Latina de acordo com ranking

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Homem morre ao ser atingido por barra de supino em academia; Veja o vídeo

Cidade
Londrina e região

Carro cai de ribanceira após cachorro acidentalmente engatar ré na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Suspeito foge de abordagem, troca tiros com a GM e é preso na zona leste de Londrina

Cidade
Cascavel e região

Família procura idoso de 62 anos desaparecido após sessão de hemodiálise em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Aeroporto de Londrina doa itens esquecidos e confiscados para bazar da APAE

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Podcast Falando de Gestão | EP 39 | Carreira, Arte e Tecnologia | Luciano Galbiati

Podcast Pod Tah | EP 37 | Vida, Internet e Empreendedorismo | Kelvin Anesi

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.