Cidade

Prefeitura orienta sobre contestação do recadastramento imobiliário

12 jan 2026 às 14:32

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, orientou que os contribuintes que identificarem a necessidade de ajustes no recadastramento imobiliário devem aguardar o recebimento do carnê do IPTU 2026. O documento já será emitido com as áreas atualizadas e, em caso de discordância, o cidadão poderá procurar a Praça de Atendimento para formalizar a contestação junto a uma equipe exclusiva para o serviço.


Ajustes no cronograma e atendimento


A medida foi adotada após o Executivo receber relatos de moradores que receberam as notificações de atualização após o prazo inicial de contestação, encerrado em 19 de dezembro de 2025. Para evitar prejuízos ao contribuinte, a prefeitura informou que, dependendo de cada situação, o vencimento da cota única ou da primeira parcela do imposto poderá ser prorrogado.


A administração municipal reforçou que o atendimento presencial será estruturado para garantir agilidade no processo de revisão das áreas apontadas pelo novo levantamento.


Metodologia do recadastramento


O processo de atualização do cadastro imobiliário teve como base um serviço técnico especializado, contratado em 2023. O levantamento utilizou técnicas geoespaciais para identificar áreas construídas que não constavam nos registros oficiais do município.


Para o cálculo das metragens, foram aplicados critérios técnicos de segurança, como:


  • Desconto de 10% referente a beirais;

  • Margens de segurança para divergências superiores a 5% e 10 metros quadrados.


Dados do levantamento

De acordo com o balanço da Secretaria de Fazenda, a revisão técnica identificou:


  • 65.888 imóveis com aumento de área construída;

  • 12.423 imóveis que constavam no cadastro como terrenos, mas que possuem edificações.


Embora o envio das notificações pelos Correios tenha começado em novembro de 2025, com 99% das entregas confirmadas até meados de dezembro, falhas pontuais no recebimento motivaram a abertura do novo canal de atendimento vinculado ao lançamento do IPTU 2026.