A cobrança de pedágio na BR-277 voltou. Desde a zero hora de sábado (29), motoristas que trafegam entre Foz do Iguaçu e Prudentópolis já precisam pagar para passar por seis das nove praças sob administração da concessionária EPR Iguaçu. Foram dez dias de operação assistida antes do início oficial da cobrança.
Motociclistas seguem isentos, mas os demais veículos só passam com dinheiro ou cartão, Pix, por enquanto, não é aceito. A medida marca o início de uma nova concessão de 662 quilômetros de rodovias federais no Paraná, com previsão de investimentos de R$ 20 bilhões ao longo de 30 anos.
O principal pedido dos usuários é que as altas tarifas se revertam em estradas melhores. Está prevista a duplicação de mais de 400 quilômetros de rodovias. Após a experiência frustrada com a antiga concessão, encerrada em 2021 sob críticas de tarifas elevadas e poucas entregas, a nova gestão promete mais transparência e fiscalização. A Federação das Indústrias do Paraná, por exemplo, criou um observatório para acompanhar a execução do contrato.