Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Primeiro mutirão de 2025: Prefeitura entrega 160 aparelhos auditivos a pacientes do ILES

Secretária municipal de Saúde garante que parceria com o Instituto será ampliada pela atual gestão
17 mar 2025 às 18:41
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: Vivian Honorato

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e o Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES), realizaram, na manhã desta segunda-feira (17), o primeiro mutirão de aparelhos auditivos de 2025. Na oportunidade, foram entregues 160 equipamentos a cerca de 80 pacientes da instituição. Todos os aparelhos foram custeados pelo Município, que pagou, por cada um deles, aproximadamente, R$ 1.100,00, de acordo com a SMS.


Em sua primeira visita ao Instituto desde que assumiu a pasta, há cerca de 10 dias, a secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, se disse impressionada com o trabalho desenvolvido por toda a equipe do ILES e garantiu que a Prefeitura vai ampliar os investimentos no projeto. “Estou impressionada com o profissionalismo, com o respeito, o cuidado e a qualidade dos serviços prestados por todo o time. Estamos devolvendo dignidade e alegria para esses pacientes que aguardavam o equipamento”, afirmou a secretária.


A professora de educação física, Silvana Gomes, que estava usando uma prótese auditiva “emprestada” pelo Instituto desde o fim do ano passado, também foi só elogios ao atendimento dos profissionais do ILES e ao aparelho recebido nesta segunda-feira. Ele contou ainda que a perda de audição começou há alguns anos e só fez aumentar depois da pandemia. “Em novembro do ano passado eu comecei o processo aqui com os aparelhos, porque estava percebendo uma perda, que depois da Covid-19 aumentou. A gente só percebe que não está escutando direito quando põe o aparelho”, disse a professora.


A aposentada Elza Santos da Silva, que também recebeu seu equipamento no mutirão desta segunda-feira, nunca tinha usado um aparelho auditivo. Ela contou que foi a família quem percebeu a perda de audição. “É que todo mundo ficava falando que eu não escutava. Chamavam, chamavam, e eu não escutava. Aí fui no médico, fizeram os exames e viram que, realmente, eu estava com problemas e me encaminharam para cá, onde me acolheram e foram muito atenciosos. Agora, é vida nova”, comemorou a aposentada.


Tirza Hirata, presidente do ILES, explicou que a porta de entrada para os serviços do Instituto, do primeiro exame à entrega do aparelho auditivo, são as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “É tudo realizado por meio do SUS e pelo convênio do ILES com a Prefeitura, o aparelho não tem custo nenhum para a população. Para quem tem um desconforto, alguma perda auditiva, a primeira coisa é ir ao posto de saúde e pedir o encaminhamento para cá. Fazemos os exames, descartamos outros tipos de doença e infecções e, aqui mesmo, se for o caso, a pessoa já recebe o aparelho. Temos desde bebês, que podem fazer aqui o teste da orelhinha, a pacientes com 120 anos”, finalizou Hirata.

Outras notícias

Polícia Civil deflagra operação que investiga contratação ilegal no transporte de Londrina

Acidente entre carro e moto deixa mulher ferida no bairro Coqueiral, em Cascavel

PF combate abuso sexual infantojuvenil no Paraná


O vice-prefeito, Júnior Santos Rosa, que já foi, inclusive, aluno de um curso de Língua Brasileira de Sinais ministrado na instituição, destacou a excelência dos serviços prestados pelo ILES e a parceria com a Prefeitura. “Eu tenho parentes que estudaram aqui e também fiz um curso de Libras aqui. Esse é um ambiente muito bom, acolhedor. As pessoas encontram aqui um atendimento de excelência, de alto padrão, e a parceria do município com o ILES se faz necessária para atender essa população, não só de Londrina, mas de toda a região. É uma política pública que o Município, além de manter, vai aumentar o seu atendimento para essa comunidade”, finalizou o vice-prefeito.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

PRF apreende 385 kg de maconha em veículo abordado na BR-277, em Cascavel

Cidade
Imagem de destaque

Motociclista é encaminhado ao hospital com fratura após acidente na Vila Brasil

Cidade

Crianças atendidas e internadas no HUOP recebem brinquedos

Cidade

PRF e Guarda Municipal realizam operação conjunta e apreendem produtos de descaminho na BR-277

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Casal é flagrado em ato obsceno em plena luz do dia no Bosque Central de Londrina

Cidade
Cascavel e região

O que se sabe até o momento da morte de homem em veículo incendiado no Interlagos

Cidade
Londrina e região

Moradores se mudam de chácara por medo após invasão de homem em Londrina

Cidade
Londrina e região

Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS) será inaugurado no aeroporto nesta quarta-feira

Cidade
Londrina e região

Queda de energia no Sistema Tibagi compromete abastecimento de água em Londrina

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 42 | A Comunicação Liberta | Jeniffer Koyama

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Podcast Pod Tah | EP 38 | Os Desafios do Empreendedorismo | Fernanda Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.