Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Princesa do Japão visita Londrina e Rolândia e se reúne com comunidade nikkei local

Princesa Kako de Akishino, integrante da família imperial japonesa, cumpre agenda nas cidades de Maringá, Rolândia, Londrina e Foz do Iguaçu nos dias 8, 9, 14 e 15 de junho
08 jun 2025 às 13:21
Por: Portal Tarobá com AEN
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Nesta segunda-feira (9) Londrina será uma das cidades paranaenses a receber a visita oficial da Princesa Kako de Akishino, integrante da família imperial japonesa. A visita faz parte das comemorações pelos 130 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão, e promete ser um evento marcante para a comunidade nikkei local. Além de Londrina, a princesa passará por Maringá, Rolândia e Foz do Iguaçu até o dia 15. As cidades preparam uma grande programação de encontros com a comunidade japonesa local e visita a atrativos turísticos.


Em Maringá, no noroeste do estado, ela se reúne neste neste domingo (8), com jovens descendentes de japoneses na ACEMA (Associação Cultural e Esportiva da cidade), entidade representativa nipo-brasileira, seguido de um encontro de boas-vindas oferecido pela comunidade nikkei.


A cidade canção tem forte influência do país asiático em sua história, abrigando, por exemplo, o Parque do Japão, dedicado à cultura japonesa. O espaço conta com um complexo que exibe diferentes formas de expressão da cultura oriental, incluindo jardins, paisagismo e espaços para atividades culturais e esportivas. Na cidade paranaense, existe a Avenida Kakogawa, enquanto que no Japão há uma avenida que leva o nome de Maringá, com uma réplica da Catedral Metropolitana.


A agenda da princesa Kako no Paraná continua no dia 9 e passa por outros dois municípios. Pela manhã, ela visita o Museu Histórico da Imigração Japonesa, em Rolândia, na região norte. O espaço é voltado à preservação da história e cultura da comunidade nipo-brasileira da região e já recebeu visita de outros membros da família real japonesa. O príncipe Fumihito de Akishino, pai de Kako, esteve em Rolândia em 2015, enquanto a irmã da princesa, Mako, visitou a cidade em 2018.


Na sequência, ela será recebida pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, que entregará uma homenagem do Governo do Estado para a princesa na Aliança Cultural Brasil-Japão, em Londrina. Haverá o plantio simbólico de uma árvore no Jardim Japonês, seguido de um almoço com autoridades e comunidade nikkei e visita à Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL). À tarde, a princesa embarca para o Rio de Janeiro.

Outras notícias

Viatura da Polícia Militar capota após colisão com carro no bairro Neva, em Cascavel

Câmera de segurança registra confusão em quiosque que terminou com homem baleado em Cascavel

Câmera mostra motociclista sendo arremessado em acidente no bairro Cascavel Velho


A influência na segunda maior cidade do Estado também é grande. A Rua Sergipe, no Centro de Londrina, ficou conhecida como “Pequena Tóquio” devido à concentração de estabelecimentos comerciais japoneses a partir da década de 1930. A Praça Tomi Nakagawa é outro exemplo da influência do país asiático na cultura londrinense.


No dia 14, a integrante da família real japonesa retorna ao Paraná, com destino a Foz do Iguaçu, no Oeste. Durante a tarde ela se reúne com a comunidade nikkei e a noite participa de um jantar. No dia 15, a princesa Kako conhecerá uma das sete maravilhas naturais do mundo, as Cataratas, durante visita ao Parque Nacional do Iguaçu, encerrando a passagem pelo Paraná.


O Brasil conta com a maior comunidade nipônica fora do Japão, com 2,7 milhões de japoneses e descendentes vivendo no País. No Paraná, as primeiras colônias começaram a se estabelecer em Curitiba a partir de 1912 e no Norte e Noroeste do Estado a partir de 1914. O Estado possui a segunda maior colônia de descendentes de japoneses do Brasil, estimada em cerca de 276 mil pessoas, atrás apenas de São Paulo, com 1,3 milhão de nikkeis, segundo a Embaixada do Japão no Brasil.


Os laços entre o Paraná e o Japão são refletidos na quantidade de cidades-irmãs entre o estado e o país asitático. Assis Chateaubriand, no Oeste, possui irmandade com Shibata-machi, na província de Miyagi. Curitiba é irmã de Himeji-shi (Hyogo); Londrina de Nishinomiya-shi (Hyogo), Maringá de Kakogawa-shi (Hyogo), Paranaguá, no Litoral, de Awaji-shi (Hyogo), e Londrina de Nago-shi (Okinawa) completam a lista, além da irmandade entre o Paraná e a província de Hyogo.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Motociclista fica ferido em grave acidente no bairro Cascavel Velho

Cidade
Imagem de destaque

Obras no Museu de Arte de Londrina serão entregues nesta quinta-feira

Cidade

Prefeitura de Cambé promove audiência pública sobre ampliação de vagas em CMEI

Cidade

Idosa atingida por trem em Apucarana morre quase um mês após acidente

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Casal é encontrado morto em terreno de associação no bairro Maria Luiza, em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Startups de Londrina entram no ranking das 100 com maior potencial de investimento

Cidade
Londrina e região

Operação na CMTU: prefeito de Londrina prioriza auditoria de contrato do transporte coletivo

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.