Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Princesa Kako de Akishino é recebida pela comunidade nipo-brasileira em Maringá

Nesta segunda (9), a princesa será recepcionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em Londrina
09 jun 2025 às 07:46
Por: Portal Tarobá com AEN
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

A princesa Kako de Akishino, do Japão, iníciou sua agenda oficial no Paraná neste domingo (8), sendo recebida pela comunidade nipo-brasileira de Maringá, localizada na região noroeste do estado. A representante da família imperial japonesa está no Brasil para celebrar os 130 anos de relações diplomáticas entre os dois países, evento que tem sido denominado o "Ano de Intercâmbio da Amizade Brasil-Japão".


Nesta segunda-feira (9), a princesa fará visitas ainda a Rolândia e Londrina, quando se encontrará com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, e irá a Foz do Iguaçu nos dias 14 e 15 de junho, onde visitará as Cataratas do Iguaçu.


Em Maringá, a princesa Kako recebeu as boas-vindas na Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema), que representa a comunidade nipo-brasileira na cidade. Ela se encontrou com jovens nikkeis, acompanhou apresentações de danças e tambores japoneses e ainda regou uma árvore — uma cerejeira que foi plantada na associação para simbolizar a visita imperial.


Sobrinha do atual imperador Naruhito e filha de Fumihito de Akishino, seu sucessor, a princesa Kako lembrou que o Brasil tem a segunda maior comunidade japonesa do mundo, com cerca de 2,7 milhões de imigrantes e descendentes. Só no Paraná, estima-se 276 mil pessoas, a segunda maior comunidade nipônica do Brasil, atrás apenas de São Paulo.

Outras notícias

Guarda Municipal localiza suspeitos de desvio de carga de tintas em Londrina

Museu de Arte de Londrina será reaberto ao público no dia 18 de dezembro

Homem que matou filha de cinco meses a socos é condenado a 45 anos de prisão em Palotina


“Já se passaram mais de 100 anos desde que os imigrantes japoneses começaram a se estabelecer no Paraná, e em memória a eles, voltei ao caminho que percorreram mais de um século atrás. Expresso meu profundo respeito aos imigrantes e seus descendentes, que apesar de todas as dificuldades enfrentadas, se esforçaram diariamente e têm contribuído com a sociedade brasileira”, declarou a princesa.


A Cidade Canção tem forte influência do país asiático em sua história, abrigando, por exemplo, o Parque do Japão, dedicado à cultura japonesa. O espaço conta com um complexo que exibe diferentes formas de expressão da cultura oriental, incluindo jardins, paisagismo e espaços para atividades culturais e esportivas. Na cidade paranaense, existe a Avenida Kakogawa, enquanto que no Japão há uma avenida que leva o nome de Maringá, com uma réplica da Catedral Metropolitana.


O presidente da Acema, Afonso Akioshi Shiozaki, falou sobre o simbolismo do plantio da árvore em homenagem à princesa e o que representa seu encontro com a comunidade nipônica. “É algo que fortalece cada vez mais o relacionamento entre Maringá e o Japão. Os japoneses têm a cultura de manter suas tradições, uma cultura milenar que valoriza muito suas raízes”, disse.


“Na cultura japonesa, quando uma autoridade vem para cá ou quando vamos para lá, existe o costume de se plantar uma árvore. Ela ficará como uma lembrança por muitas décadas”, contou. “Quando a tia da princesa Kako esteve em Maringá, ela plantou uma árvore na Avenida Brasil, que está sendo cuidada há mais de 30 anos”.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Viatura da Polícia Penal capota e policial fica ferido na BR-369 em Corbélia

Cidade
Imagem de destaque

Depósito clandestino de cabos de internet e telefone é descoberto em Londrina

Cidade

Volume de chuva já passou de 100 mm em cidades do Oeste do Paraná nesta sexta-feira

Cidade

PCPR apreende mais de 328 kg de cocaína em veículo na PR-280 em Vitorino

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Com alerta vermelho para tempestades severas, Defesa Civil de Londrina orienta população

Brasil e mundo
Brasil

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Cidade

Câmeras registram chegada e saída de suspeito em sítio onde Fábio Henrique foi morto

Cidade
Londrina e região

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Podcasts

Podcast Conversa com Nassif | EP 11 | Comportamento e Neurociência | Eliane Sato

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.