Cidade

Problema antigo: reunião deve definir o futuro da obra da trincheira do Cascavel Velho

11 ago 2025 às 19:08

A construção da Trincheira do Cascavel Velho, em Cascavel (PR), já virou uma verdadeira novela. Apesar de o projeto estar pronto e os recursos financeiros já liberados, a obra segue paralisada devido a uma burocracia que deveria ter sido resolvida ainda em 2024.


Por se tratar de uma obra que corta a BR-277, uma rodovia federal, o processo depende da aprovação do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). O órgão ainda analisa o projeto encaminhado pelo município e possui um prazo de até 24 meses para concluir a análise.


Para complicar ainda mais, a BR-277 passou a ser administrada por uma nova concessionária, a EPR Iguaçu. Dentro do escopo estabelecido pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), a execução da Trincheira do Cascavel Velho está prevista apenas para o sexto ano do contrato da concessionária, ou seja, em 2031.


Contudo, o município quer antecipar esse cronograma. Segundo o prefeito de Cascavel, Renato Silva, uma reunião nesta terça-feira (12) pode ser decisiva para a liberação da obra. A expectativa é que a ANTT autorize o início imediato dos trabalhos, desvinculando a execução da obra da previsão contratual com a concessionária.


Renato Silva ressaltou a importância estratégica da obra, afirmando que é fundamental dar o pontapé inicial o quanto antes.