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Procon de Cambé tem mutirão de renegociação e orientação financeira até o fim do mês

O consumidor poderá aproveitar a oportunidade para negociar dívidas em atraso no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito
12 mar 2025 às 07:18
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Em comemoração ao mês do consumidor, o Procon de Cambé promove mutirão de renegociação e orientação financeira. A ação ocorre até o dia 31 de março, e visa garantir mais uma oportunidade ao consumidor para negociar seus débitos. O mutirão é feito em parceria com o Procon Paraná, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).


De acordo com Willian Train, coordenador do Procon em Cambé, o consumidor poderá aproveitar a oportunidade para negociar dívidas em atraso no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito contraídos com bancos e instituições financeiras.


Não poderão ser negociadas dívidas com garantias reais, tais como financiamento de veículos, motocicletas ou imóveis, por exemplo, ou de contratos que estejam com os pagamentos em dia.


O mutirão se dará exclusivamente através da plataforma de solução de conflitos consumidor.gov.br, onde o consumidor deverá fazer o seu registro com login e senha. Posteriormente, deve fazer o relato do seu problema, informando que deseja participar do mutirão de renegociação de dívidas. “É importante que no relato, o consumidor informe o quanto pode pagar por mês na sua negociação. Após finalizar o registro, o banco ou a instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor. Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem 20 dias para avaliar o retorno dado”, explicou Train.


Além disso, o consumidor também poderá negociar diretamente com o banco no qual o tem conta ou dívida. Também é disponibilizado acesso à plataforma meubolsoemdia.com.br, que oferece, de forma gratuita, conteúdos sobre educação financeira.


Em caso de dúvidas, vá até a sede do Procon, na Rua Pará, 126, ou entre em contato pelo telefone 3174-2851. O órgão atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

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