Professoras de Centros de Educação Infantil filantrópicos, com o apoio do Sinpro Londrina, sindicato que representa os profissionais das escolas particulares, se reuniram em frente à Secretaria Municipal de Educação de Londrina em uma manifestação neste sábado (26).
A catedoria reivindica uma reposição salarial de 4,77%, com outras reposições posteriormente (ao longo dos anos) para equiparação com o salário de professoras de Centros de Educação Infantil Municipais, mas ainda não tem posicionamento certo do município. "Essas professoras estão ganhando cerca de R$ 2 mil, enquanto uma professora de CEI municipal ganha mais de R$ 4,5 mil [...] a gente não quer equiparar as professoras das filantrópicas a quem fez concurso da prefeitura, mas se aproximar dignamente do valor é algo que há muito tempo nós estamos esperando", disse o presidente da entidade, André Cunha.
Mesmo após a Prefeitura de Londrina convocar a diretoria do sindicato para uma reunião emergencial, não houve proposta.
O encontro entre diretores do Sinpro e o prefeito Tiago Amaral, juntamente com representantes das secretarias da Fazenda, Planejamento e Educação, ocorreu na manhã desta quinta-feira (24).
“A prefeitura se comprometeu a realizar um estudo para buscar uma solução rápida. O argumento da prefeitura nesse momento é que, questões orçamentárias herdadas da administração anterior têm dificultado a construção de uma solução”, relatou Cunha.
No local, a categoria realiza também uma assembleia que pode decidir ou não pela paralisação das profissionais.