Cidade

Professores de CEIs filantrópicos de Londrina obtêm reajuste salarial de quase 10%

24 out 2025 às 20:43

A Justiça do Trabalho de Curitiba reconheceu o direito a um reajuste salarial de 4,77%, acrescido de um ganho real de 5%, para os professores dos Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos de Londrina. O aumento totaliza quase 10% e eleva o salário base da categoria de R$ 2.291 para R$ 2.508.


O presidente do Sindicato dos Profissionais das Escolas Particulares de Londrina e Norte do Paraná (Sinpro), André Cunha, confirmou a decisão. A sentença não permite mais recurso por parte da Prefeitura de Londrina quanto ao mérito do reajuste, mas o município ainda pode tentar comprovar judicialmente que não possui condições financeiras para efetuar o pagamento.


A decisão é o desfecho de uma longa disputa jurídica iniciada após as paralisações da categoria em maio de 2025. O Sinpro esclareceu que o reajuste determinado se refere apenas ao ano de 2025, e que as mobilizações para o reajuste de 2026 já começaram.


A categoria inclui 1.400 professoras que atuam em 62 entidades filantrópicas, responsáveis pelo atendimento de cerca de 8 mil alunos na cidade.


Posicionamento da Prefeitura


A Prefeitura de Londrina afirmou, em nota, que a proposta de reajuste é de 6,5%, destacando o contingenciamento de recursos e o esforço da gestão para valorizar a categoria, considerada fundamental à sociedade londrinense.


A nota também lembrou que, em maio, durante as negociações, o Tribunal de Justiça considerou o movimento grevista abusivo e determinou sua suspensão imediata.