Um gesto simples, mas cheio de significado, está fazendo a diferença na vida de crianças internadas e também de quem está atrás das grades. Em Foz do Iguaçu, o Hospital Itamed lançou uma campanha de arrecadação de fios para fortalecer um projeto social que une solidariedade, ressocialização e muito carinho.
Os fios arrecadados são usados na confecção de amigurumis — bichinhos de tricô feitos artesanalmente que simbolizam aconchego, companhia e afeto. Mas o mais especial dessa história está em quem os produz: internos das penitenciárias estaduais de Foz do Iguaçu (PEF 1 e 3). Por meio de um projeto de ressocialização, eles aprendem uma nova habilidade e ainda têm direito à remissão de pena — sete dias a menos a cada mês de trabalho.
O projeto existe há três anos e, nesta sexta-feira (4), o Hospital Itamed recebeu 40 amigurumis, que serão entregues a crianças internadas e recém-nascidos. No total, já foram confeccionadas 2.500 peças, distribuídas em 17 instituições da cidade, entre hospitais, CMEIs e ONGs.
Para manter essa corrente do bem, o Itamed está arrecadando três tipos de material: linha de amigurumi, barbante de tapete e linha Barroco Max Color. Também são aceitas doações de fibra de silicone, usada no enchimento dos bichinhos. As doações podem ser feitas em três pontos: na recepção de internação do hospital (Avenida Gramado), na recepção do Centro de Oncologia e no setor de captação de recursos, junto à ouvidoria.