Cidade

Prova Paraná Mais será aplicada nos próximos dias 12 e 13

05 nov 2025 às 08:36

A agora caloura do curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Ana Luiza Comim Henrique, foi uma das aprovadas na primeira edição do Aprova Paraná Universidades, programa que destina 20% das vagas nas sete universidades estaduais do Paraná para alunos da rede pública de ensino. O ingresso se dá pelos resultados obtidos na Prova Paraná Mais, que terá nova edição aplicada nos dias 12 e 13 de novembro.


O programa é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Educação (Seed) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). Para participar, estudantes das 3ªs e 4ªs séries do Ensino Médio precisam realizar a prova, não zerar a redação e obter boa pontuação — quanto maior a nota, maior a chance de escolher o curso desejado.


Os resultados serão divulgados em 19 de janeiro de 2026 no site www.aprova.pr.gov.br. Depois, os alunos poderão se inscrever em até dois cursos. Serão 3.757 vagas distribuídas em 440 cursos de nível superior, um aumento de 39 em relação a 2025.


No último ano, cerca de 30 mil estudantes concorreram às 3.718 vagas ofertadas nas universidades estaduais de Londrina (UEL), Paraná (Unespar), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), Oeste (Unioeste), Centro-Oeste (Unicentro) e Norte (UENP). Os cursos mais procurados foram Administração, Direito, Medicina, Pedagogia e Ciências Contábeis.


O secretário da Educação, Roni Miranda, destacou o caráter histórico do programa: “O Aprova Paraná Universidades garante igualdade de oportunidades e o acesso dos alunos da rede pública ao ensino superior gratuito e de qualidade”.


Para o diretor de Educação da Seed-PR, Anderfabio Oliveira, o projeto democratiza a educação ao facilitar a adesão dos alunos, com provas aplicadas nas próprias escolas.


O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, reforçou que as universidades estaduais do Paraná são reconhecidas nacional e internacionalmente e que o programa amplia o acesso a uma formação acadêmica de excelência.


A UEL, por meio da COPS, já publicou edital com as vagas do programa — o documento pode ser consultado neste endereço.