Uma operação conjunta entre a Polícia Civil de Cambé e de Bandeirantes teve como alvo uma quadrilha suspeita de estelionato nesta quarta-feira (25).
O grupo de criminosos usava cartões de laranjas para obter dinheiro e registrava boletins de ocorrência com dados falsos; o prejuízo calculado até o momento é de R$ 60 mil.
Entre os considerados "cabeças" do esquema, três foram presos preventivamente e dois serão monitorados por tornozeleira eletrônica; além disso, duas pessoas foram conduzidas para assinatura de termo circunstanciado.
O esquema de estelionato começou há cerca de um ano e envolveu ao menos 65 pessoas, entre mentores e laranjas; o grupo localizado em Cambé utilizava cartões de crédito de um mesmo banco e simulava compras com valores iguais, totalizando cerca de R$ 2 mil por transação.
Os boletins de ocorrência tinham o mesmo conteúdo, com texto copiado e erros de português. As únicas alterações eram os endereços dos supostos crimes, sempre em estabelecimentos de Bandeirantes, o que levantou suspeitas.
A Justiça decretou o sequestro de bens e valores das contas dos investigados para ressarcir a empresa lesada; durante a operação, máquinas de cartão e cartões foram apreendidos. Há suspeita de ligação com o tráfico de drogas.
As investigações seguem com a Delegacia de Cambé. Além de estelionato, os envolvidos poderão responder por associação criminosa, falsa comunicação de crime e falsidade ideológica.