Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Cascavel e região

Reciclável ou descartável? Aprenda a separar corretamente e dar o destino certo ao lixo

Quando os materiais descartados não estão adequados para a reciclagem, acabam sendo encaminhados ao aterro sanitário do município
19 mai 2025 às 21:40
Por: Portal Tarobá

O Brasil produz mais de 80 milhões de toneladas de lixo por ano, sendo que quase 40% desse total poderia ser reciclado. No entanto, menos de 5% é, de fato, reaproveitado. A principal causa dessa baixa taxa de reciclagem é a falta de informação sobre como separar corretamente os materiais recicláveis.


Papéis, plásticos, vidros e metais são os quatro principais materiais que podem ser reciclados. Porém, nem todo papel ou plástico é reciclável, e saber identificar esses casos é fundamental para facilitar o trabalho de coleta e triagem feito por profissionais e cooperativas.


O técnico ambiental Lucas Fenerick Biondi usou como exemplo o plástico que envolve bandejas de ovos. Apesar de ser um tipo de plástico, ele é feito de um material popularmente conhecido como “plástico estralador”, que atualmente não é reciclado. Outro exemplo são os materiais metalizados, como embalagens de ovos de Páscoa, que também têm baixa reciclabilidade.


Outro fator que impossibilita a reciclagem de um material é o fato de ele estar sujo ou contaminado. Por isso, o simples ato de lavar uma embalagem antes de descartá-la pode fazer toda a diferença para o meio ambiente.


Quando os materiais descartados não estão adequados para a reciclagem, acabam sendo encaminhados ao aterro sanitário do município. Em Cascavel, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, a cidade possui coleta seletiva de resíduos sólidos e recupera 2,54% do total coletado — índice que supera a média nacional.

Outras notícias

Receita Federal em Cascavel retém, 4,8 kg de capulho em transportadora da cidade

Mais de 4 toneladas de maconha com destino ao Rio de Janeiro são apreendidas na BR-277

Presépio na Catedral de Londrina terá tema náutico e será montado dentro de um farol


Nos últimos meses, o Ministério Público notificou empresas locais, exigindo a apresentação de seus planos de logística reversa — um processo que busca garantir que materiais como plásticos e papelões retornem do ponto de consumo ao ponto de origem, para que possam ser reutilizados, reciclados ou descartados de maneira ambientalmente adequada.


A engenheira ambiental Bruna Saara destacou que o Paraná é pioneiro na implementação de práticas de logística reversa, mas alertou que empresas que colocam embalagens com marca no mercado precisam se adequar às exigências dessa política.


Um exemplo positivo é o de uma empresa local que adotou práticas sustentáveis no dia a dia, mostrando que pequenas atitudes geram grande impacto. A iniciativa comprova que não é necessário fazer grandes investimentos para contribuir com o meio ambiente — basta adotar novos hábitos e assumir a responsabilidade ambiental.


O gestor de marketing da empresa, João Henrique, explicou que as ações envolvem desde a coleta e transformação de óleo em biocombustível até práticas mais simples, como a coleta de tampas, lacres e a separação correta dos resíduos por meio da coleta seletiva.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Câmeras corporais registram prisão de suspeito com crack e dinheiro na zona oeste

Cidade
Imagem de destaque

Jovem fica ferida após acidente entre carro e moto na Avenida JK, em Londrina

Cidade

Confira a retrospectiva e quem foi o vencedor do reality gastronômico Sou Chef 2025!

Cidade

Sou Chef 2025: veja a retrospectiva do reality e quem conquistou o grande prêmio da temporada

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Com alerta vermelho para tempestades severas, Defesa Civil de Londrina orienta população

Brasil e mundo
Brasil

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Cidade

Câmeras registram chegada e saída de suspeito em sítio onde Fábio Henrique foi morto

Cidade
Londrina e região

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Podcasts

Podcast Conversa com Nassif | EP 11 | Comportamento e Neurociência | Eliane Sato

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.