Com uma estratégia corporativa de grandes investimentos no país, a Hyundai entrou em 2024, apostando alto no mercado brasileiro. Anunciou investimento na ordem dos R$ 5,5 bilhões na indústria até 2032, e esses recursos terão foco também em acelerar tecnologias eco-amigáveis, o que se traduz em desenvolvimento de alternativas verdes e hidrogênio, incluindo comercialização de veículos elétricos, híbridos e pesquisas para descarbonização dos veículos.
É a busca de uma frota mais sustentável, com a produção também de motores híbridos flex e os eletrificados. Em visita a Londrina, no Paraná, o presidente da Hyundai Motor Brasil e das Américas Central e do Sul, Airton Cousseau, que tem uma significativa experiência global, reforçou esse posicionamento
Cousseau visitou a ExpoLondrina, a maior exposição agropecuária do estado, e participou da reinauguração da concessionária Hyundai Lovat, que também se enquadra dentro de um realinhamento para as novidades que estão por vir, seguindo o mais alto padrão Global GDSI (Global Dealership Standard Identification), que inclui a melhor experiência do cliente. Tendência em todo o Brasil, a concessionária passa a comercialização de produtos importados, e com a mais alta tecnologia do mundo, incluindo os eletrificados.
A concessionária é uma das 250 no país, que faz parte do plano de crescimento com foco em eletrificação dos veículos, uso de energia renovável e expansão das operações com hidrogênio na América Latina. Novidades que se encontram com a unificação das marcas Hyundai e CAOA.
“Estamos vivendo um momento único, a Hyundai Lovat foi eleita a melhor concessionária Hyundai do Brasil em 2023, e comemora também a unificação das marcas, que era esperada há mais de 7 anos. Antes existia concessionária de automóveis Nacional (HMB) e Importados (Hyundai Caoa), agora a Hyundai Lovat será a única represente da marca nas cidades de Londrina e Maringá” – comemora o sócio diretor da Hyundai Lovat, Edson Akira Nagazava.
A Lovat vai comercializar e prestar serviços de pós-venda para os carros Nacionais e Importados. “Em breve teremos em nosso showroom a SUV New Tucson e o caminhão HR, e para o segundo semestre deste ano, teremos o lançamento de dois novos produtos, o IONIQ5 (eleito o melhor carro elétrico do mundo em 2023) e o Palisade (Suv de 8 lugares) com três tipos de motorização” – pontua Edson.
O investimento bilionário também objetiva pesquisas em universidades públicas e privadas sobre a descarbonização no país, e o aprimoramento de profissionais, que serão capacitados para trabalhar com as tecnologias sustentáveis.
No Brasil, além da fábrica em Anápolis em parceria com o Grupo CAOA, a Hyundai é proprietária de uma planta fabril no parque industrial em Piracicaba, que conta com mais de 10 empresas, e gera quase 6 mil empregos diretos e 35 mil indiretos.
As duas fábricas estão envolvidas no compromisso da empresa em alcançar a neutralidade de carbono até 2045, e o mercado consumidor brasileiro é considerado polo estratégico para a expansão.