Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Sanepar recebe peças gigantes para estação de tratamento de esgoto de Londrina

A principal peça da obra é o tambor secador de lodo Bruthus
03 set 2025 às 12:05
Por: Agência Estadual de Notícias

Chegam em Londrina, nesta quarta-feira (3), peças gigantes que vão compor a Unidade de Secagem Térmica de Lodo da Sanepar na Região Metropolitana do município. A unidade está em fase de implantação na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Sul, localizada no Parque Estadual João Milanez, no final da Avenida Europa, na região sul da cidade.


O investimento é de R$ 54 milhões e conta com financiamento do banco alemão KfW, numa linha voltada à redução de emissões de gases de efeito estufa. A obra faz parte do Programa Paraná Bem Tratado, que visa melhorias em ETEs da Sanepar.


A principal peça da obra é o tambor secador de lodo Bruthus, feito em aço, com 18 metros de comprimento, 4,3 metros de diâmetro e 43 toneladas. O sistema de secagem tem ainda um gerador de gases, que mede 6 metros de comprimento, 3 metros de largura e pesa 40 toneladas.


Para ter ideia da dimensão, os 18 metros do tambor equivalem a dois ônibus urbanos enfileirados ou à altura de um prédio de seis andares. O gerador de gases equivale a um caminhão-cegonha.

Todas as peças têm know-how e patente registrada pela Albrecht Equipamentos Industriais Ltda. e saíram da fábrica em Joinville (SC), em dois caminhões com batedores para sinalizar e dar segurança ao deslocamento.

Outras notícias

Fortes chuvas abrem cratera no asfalto em rua na zona oeste de Londrina

1º lugar no estado do Paraná: Londrina lidera realização de cirurgias eletivas

Motorista perde controle de carro e bate em poste na região central de Londrina


A instalação exige operação logística especial. Já na chegada a Londrina, em ponto estratégico, dois guindastes serão usados para transferir os equipamentos até a ETE Sul, cujo acesso fica em trecho não asfaltado.


A Unidade de Secagem Térmica de Lodo terá capacidade de 5 toneladas por hora, atendendo seis ETEs da Sanepar: quatro de Londrina, uma de Cambé e uma de Tamarana. O secador térmico Bruthus reduz cinco caçambas de lodo úmido para uma de lodo seco ou 10% em cinzas, diminuindo a necessidade logística.


O gerente de Convênios e Parcerias da Sanepar, Eduardo Sabino Pegorini, acompanha a instalação e destaca a implantação de estruturas para coleta, armazenamento e tratamento do biogás, que será usado como combustível no processo.


“A obra contempla a visão da Sanepar de alinhar operações a conceitos de ETEs Sustentáveis, aproveitando subprodutos e minimizando impactos ambientais e sociais”, afirma.


A obra, iniciada em agosto de 2024, tem 900 dias de duração, com pré-operação e operação assistida a partir de abril de 2026.


RARIDADE – Só existem seis equipamentos como este no Brasil. Apenas dois operam com biogás e lodo de esgoto: um em Minas Gerais e outro na ETE Atuba Sul, da Sanepar, em Curitiba.


INOVAÇÃO – O projeto teve origem em pesquisa com instituições do Paraná e do Brasil, em parceria com a GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit). A obra é realizada pelo consórcio RAC Engenharia e Albrecht, fabricante que desenvolve tecnologia de aproveitamento energético de resíduos há mais de 20 anos.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Homem é encontrado morto no banco traseiro de carro carbonizado em Cascavel

Cidade
Imagem de destaque

Ministério da Saúde encerra sala de situação de intoxicação por metanol

Cidade

Fortes chuvas causam alagamento na PR-445 próximo ao Patrimônio Selva

Cidade

SMTER divulga quadro de vagas com 553 oportunidades de emprego em Londrina

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Casal é flagrado em ato obsceno em plena luz do dia no Bosque Central de Londrina

Cidade
Londrina e região

Bombeiros resgatam homem de 39 anos após 10 minutos submerso no Lago Igapó

Cidade
Londrina e região

Urgente: homem em surto faz refém e mobiliza polícia na zona oeste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Juiz de Cambé é investigado por manter residência em Miami, nos Estados Unidos

Cidade
Londrina e região

Jovem de 21 anos morre em confronto com a Polícia Militar na zona norte

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Podcast Pod Tah | EP 38 | Os Desafios do Empreendedorismo | Fernanda Garcia

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.