Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Secretaria de Saúde informa que casos confirmados de dengue caem 88% em Londrina

Cidade também registrou queda expressiva de 83% nos óbitos em comparação ao mesmo período do ano passado
31 out 2025 às 17:35
Por: Assessoria de Imprensa

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina divulgou, nesta quinta-feira (30), novo boletim epidemiológico sobre a dengue. O mapa que apresenta a incidência de casos notificados por área de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) aponta que, nas últimas semanas, o município manteve o cenário de estabilidade epidemiológica, sem indícios de aumento da transmissão viral. Além disso, os dados apontam que em 2025 Londrina apresenta 63% menos notificações, 88% menos casos confirmados e 83% menos óbitos do que no mesmo período de 2024.


De acordo com o boletim, do início do ano até o momento, foram registradas 25.129 notificações relacionadas à doença, das quais 4.899 foram confirmadas e 19.406 descartadas. Outros 824 casos seguem em análise e a cidade não registrou novos óbitos, totalizando nove neste ano. Com relação à chikungunya, o relatório aponta 16 notificações, das quais três foram confirmadas (casos importados, de fora), nove descartadas e quatro em análise.


O gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Nino Ribas, explicou que indicadores mostram pequenas variações no número de notificações e confirmações relacionadas à dengue, condizentes com o período intersazonal, quando há maior sensibilidade das equipes de vigilância e ampliação das notificações de síndrome febril. “A proporção de casos confirmados em relação aos notificados permanece estável, o que demonstra controle da transmissão local e efetividade das ações de vigilância e manejo clínico. O número de óbitos permanece em nove registros”, destacou.


Mesmo diante de um cenário de estabilidade, o município vem potencializando diversas ações integradas voltadas à prevenção e ao controle das arboviroses, entre elas: intensificação do monitoramento por ovitrampas, permitindo o acompanhamento contínuo da densidade vetorial e a definição de áreas prioritárias para intervenção; manutenção das ações de bloqueio e eliminação de criadouros em áreas com notificações recentes; ampliação do uso de tecnologias de georreferenciamento e painéis digitais para análise territorial dos focos e dos casos prováveis.


A prefeitura também tem promovido a integração entre vigilância ambiental e atenção primária, com visitas articuladas entre agentes de endemias e equipes de saúde da família; ações educativas e mobilização comunitária, com foco em orientar a população sobre o manejo adequado de resíduos e a importância de permitir o acesso dos agentes às residências; além de parceria com órgãos intersetoriais, como CMTU e Secretaria do Idoso, para limpeza de imóveis com acúmulo de materiais e apoio em situações de vulnerabilidade social.


Para o gerente de Vigilância Ambiental, essas estratégias têm permitido manter baixos índices de infestação predial e responder de forma rápida e coordenada a cada novo foco detectado, garantindo que Londrina entre no próximo período sazonal com estrutura técnica fortalecida e risco controlado. “Com a aproximação do período chuvoso e o aumento das temperaturas, é fundamental preservar a regularidade das ações de campo e reforçar a participação da comunidade, fator essencial para evitar o aumento de criadouros e preservar o cenário favorável que o município apresenta neste momento”, salientou Ribas.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Confira a retrospectiva e quem foi o vencedor do reality gastronômico Sou Chef 2025!

Cidade
Imagem de destaque

Sou Chef 2025: veja a retrospectiva do reality e quem conquistou o grande prêmio da temporada

Cidade

Guarda Municipal localiza suspeitos de desvio de carga de tintas em Londrina

Cidade

Museu de Arte de Londrina será reaberto ao público no dia 18 de dezembro

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Com alerta vermelho para tempestades severas, Defesa Civil de Londrina orienta população

Brasil e mundo
Brasil

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Cidade

Câmeras registram chegada e saída de suspeito em sítio onde Fábio Henrique foi morto

Cidade
Londrina e região

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Podcasts

Podcast Conversa com Nassif | EP 11 | Comportamento e Neurociência | Eliane Sato

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.