A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, neste sábado (12), uma ação para moradores do Flores do Campo, na zona norte. A partir das 8h, equipes que atuam na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Aquiles Stenghel estarão no barracão do Flores do Campo ofertando a vacinação contra gripe, para todos que integram os grupos prioritários, bem como os demais imunizantes que compõem o Calendário Nacional de Vacinação.
Além da multivacinação para atualizar a caderneta vacinal em todas as faixas etárias, os moradores também vão receber orientações sobre cuidados em saúde, incluindo medidas de prevenção. Será feito o cadastramento das famílias e atividades de educação em saúde, como brincadeiras e dinâmicas. As equipes da UBS devem permanecer na localidade até 14h.
Um levantamento elaborado pela Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-LD) em dezembro de 2023 identificou cerca de 400 famílias residindo no Flores do Campo. Para atender esse público, a ação deste sábado (12) deve contar com 19 profissionais de saúde da UBS Aquiles Stenghel e alunos da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
A gerente de UBSs da Zona Norte da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Carla Danielle Vieira Faustino, explicou que essas ações in loco são realizadas regularmente. Em março, por exemplo, foram feitas orientações sobre planejamento reprodutivo e coleta de exames preventivos. “Considerando que o território do Flores do Campo é uma região muito vulnerável, temos a necessidade de melhorar as condições de acesso da população a todos os serviços públicos. E o serviço de saúde está entre eles, então quando temos alguma campanha de vacina, como agora a campanha da gripe, a gente leva até a população. É uma forma de atuar para diminuir a mortalidade infantil e dar acesso para essa população aos benefícios que são ofertados para todos os cidadãos do território”, reforçou.