Cidade

''Desacelere, o bem maior é a vida'': Semana Nacional do Trânsito começa em Londrina

18 set 2025 às 23:21

O lançamento da Semana Nacional do Trânsito aconteceu no Centro Cívico, na zona sul de Londrina, com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Tiago Amaral, o coronel Hudson Teixeira, secretário de Segurança Pública do Paraná, e o diretor de trânsito da CMTU, Rafael Sambati.


Este período é dedicado à intensificação de atividades educativas para promover uma convivência mais segura e pacífica nas vias de todo o país. Entre os dias 18 e 25 de setembro, a programação inclui blitzes educativas, palestras em escolas, ações voltadas a motociclistas e atividades de conscientização com estudantes e entidades.


Durante a abertura, as autoridades destacaram a importância da consciência dos condutores, ressaltando o tema deste ano: “Desacelere, o bem maior é a vida”.


Bombeiros, policiais militares e socorristas realizaram uma simulação de atendimento a vítima de acidente. Foram utilizados caminhão do Corpo de Bombeiros, ambulância, motos, viaturas da Polícia Militar e até um helicóptero. Dois carros, uma moto e bonecos representando vítimas deram mais realismo à ação.


Segundo o prefeito Tiago Amaral, a proposta é estimular a reflexão sobre o uso excessivo dos veículos, que prejudica o meio ambiente e o bem-estar da sociedade. Ele também ressaltou que a campanha já trouxe resultados positivos, com a diminuição no número de mortes em vias públicas de Londrina em comparação ao ano passado.


O secretário estadual de Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Teixeira, ressaltou os investimentos em rodovias do estado e a importância da consciência do motorista para garantir um trânsito mais seguro. ''O trânsito ele mata e onera também toda a economia, jovens perdem suas vidas, leitos de UTI são ocupados por pessoas feridas e a prevenção não se faz só com atividades de Polícia''. Destacou o secretário.


De janeiro a setembro deste ano, Londrina registrou 2.037 acidentes, com 45 mortes e 2.344 feridos. Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve redução no número de mortes no perímetro urbano: 30 em 2024 contra 27 em 2025.


No Dia Mundial sem Carro, em 22 de setembro, estão previstas ações educativas e de prevenção a acidentes.