Moradores da Rua Niterói, no Centro de Londrina, não aguentam mais a insegurança, prostituição e tráfico de drogas na porta de casa. Cansados, eles resolveram instalar câmeras na rua e os flagrantes são registrados quase todos os dias.
O desrespeito é tanto que tem gente que faz as necessidades em meio a calçada e sexo sem nenhum pudor. O fotógrafo, Carlos Fernandes Costa conta como tem sido a rotina de quem mora na região. “Junto de tudo isso vêm os pequenos furtos. Eles acabam entrando nos imóveis, furtando bicicleta... as vezes até a fiação para poder vender o cobre e trocar por drogas depois. Infelizmente, essa é a realidade nossa aqui”, lamenta.
Uma solução encontrada pelos moradores foi contratar uma empresa privada que fornece o sistema de câmeras de segurança para vigiar a rua. Agora, o bairro está 100% monitorado. “Hoje toda a rua Niterói é monitorada, nós temos um aplicativo 24 horas acessando, até a própria Polícia Militar também tem acesso a essas imagens. Então isso vai fazer com que a gente consiga identificar quem cometa esses crimes”, explicou Carlos.
A Polícia Militar disse que tem realizado o patrulhamento na região e acompanhado a movimentação pelas câmeras, mas para o fotógrafo, falta mais fiscalização por parte do poder público.