Cidade

Simepar registra quatro nuvens funil no Paraná em apenas nove dias

20 jan 2026 às 09:22

Em apenas nove dias, o Simepar registrou quatro casos de nuvem funil em diferentes regiões do Paraná. O fenômeno chama a atenção pela aparência e pelo potencial de evolução para um tornado, embora, nos casos registrados, não tenha atingido o solo.


A nuvem funil recebe esse nome por apresentar o formato de um funil que se estende a partir da base de uma nuvem. Ela se forma por uma coluna de ar em rotação e é considerada o estágio inicial de um tornado. No entanto, só passa a ser classificada como tornado se tocar o solo e gerar ventos fortes.


O primeiro registro de 2026 ocorreu no dia 9 de janeiro, em Ponta Grossa. O segundo foi no dia 11, em Paulo Frontin, próximo à divisa com Santa Catarina. O terceiro caso foi observado no dia 15, em São Jorge do Ivaí, na região de Maringá. O registro mais recente aconteceu no último sábado, em Arapongas.


Segundo o Simepar, apesar da frequência dos registros, nenhum dos casos provocou danos, já que as nuvens funil não chegaram a se intensificar.


Previsão do tempo

Nesta terça-feira, o tempo começa com nebulosidade variável na faixa oeste do Paraná. Já na metade leste do Estado, a manhã tem predomínio de sol. Ao longo do dia, principalmente a partir da tarde, a nebulosidade aumenta em várias regiões, mas sem previsão de chuvas significativas.


A condição de tempo mais estável é resultado do avanço de uma massa de ar mais seca e fria, que também contribui para a redução das temperaturas.


Para a quarta-feira, a previsão indica tempo estável em todo o Paraná, com sol entre nuvens na maior parte do Estado. As temperaturas voltam a subir, com máximas próximas dos 30 °C, principalmente nas regiões oeste e noroeste. Durante a tarde, não estão descartadas pancadas de chuva fraca e isolada.