O Grupo Tarobá mais uma vez mostra a sua importância e força em reter os bons novos talentos que se formam a cada ano. Isso porque todos as estagiárias e recém-formados que trabalham na Tarobá Londrina são finalistas do prêmio Expocom Sul 2025, maior premiação acadêmica da área de Jornalismo. Todos contribuíram para o melhor desempenho da história da UEL na premiação, com 30 trabalhos finalistas.
São finalistas o apresentador do Tarobá Esporte Londrina, Guilherme Morais, na categoria de melhor reportagem para a TV, o repórter do portal Tarobá Cascavel Gabriel Arantes, as estagiárias do portal Tarobá Giovana Anselmo e Gemima de Oliveira, e a estagiária da TV Tarobá Londrina Izabella Abade
Apesar de estar mais vinculado à editoria de Esportes na Tarobá, Guilherme Morais concorre este ano com uma reportagem sobre doação de sangue em Londrina, realizada em parceria com Izabella Abade:
“Nós explicamos o processo de doação de sangue junto ao Hemocentro Regional da UEL, que atende toda a 17ª Regional de Saúde. Mostramos cada etapa da doação, destacando que um único doador pode salvar até quatro vidas”, explicou Guilherme.
Abade, que é estudante do 3º Ano de Jornalismo na UEL, é a maior finalista entre todos os estudantes, com 5 trabalhos selecionados. Ela comenta sobre o momento especial vivido e a importância da TV neste processo: “O jornalismo é o meu sonho, desde antes da Universidade a comunicação sempre esteve enraizada em mim. Acredito que isso veio do meu pai que ficava encantado com a magia dos bastidores da televisão e, hoje, eu faço parte desse mundo. Para mim, a base do jornalismo é conhecer a história do outro e ter a oportunidade e a responsabilidade de contar, que é exatamente o que os cinco trabalhos têm em comum: essa essência de contar histórias que é própria da nossa profissão”.
Outra estagiária finalista, mas essa do portal Tarobá, é Giovana Anselmo, atualmente no quarto ano de Jornalismo na UEL. Anselmo é finalista em três categorias e faz uma relação entre o que vive diariamente em seu ambiente de trabalho e como isso impacta na melhora de seus trabalhos da faculdade: “É um reconhecimento muito grande de que estamos crescendo e nos desenvolvendo como profissionais. A experiência na Tarobá com certeza influencia nisso, por termos ese contato com o jornalismo diário e aprendermos na prática. Agora a expectativa é trazer o prêmio para casa”.
O relato das duas vai ao encontro do que pensa o professor de Jornalismo da UEL, Heron Heloy, que também é coordenador da UEL na premiação: “O estágio, ainda mais em grandes grupos como a Tarobá, contribui significativamente para a formação dos estudantes. Sou muito grato aos gestores do portal, Bruno Carraro, e da TV, Luciane Miyazaki, pela parceria que construímos nos últimos anos, da qual esses alunos e alunas finalistas são alguns exemplos. Nossa intenção é sempre enviar os melhores talentos da UEL para serem lapidados na TV, portal e rádio”.
Gabriel Arantes, pentacampeão da Expocom — com três títulos na etapa regional Sul e dois na nacional — destacou a importância da renovação das gerações da UEL na premiação, reforçando a continuidade da qualidade do ensino na universidade:
“Eu acho importantíssimo que a gente continue disputando a premiação com as novas turmas. Eu mesmo já tive a oportunidade de participar de outras edições da Expocom, e é uma experiência única. Esta, inclusive, é a minha última oportunidade, já que me formei e, a partir do próximo ano, não poderei mais competir. Espero conquistar mais uma vitória neste ano”, afirmou.
Bruno Carraro, gerente do portal Tarobá, destacou que a UEL já forma profissionais preparados para os desafios do mercado:
“Hoje, a UEL já entrega para nós profissionais prontos e multiplataforma. Ela não forma apenas especialistas em texto com base acadêmica, mas sim comunicadores preparados para atuar em todas as frentes. Esses prêmios mostram que vocês estão saindo da universidade prontos para o que o mercado exige: rádio, TV, portal, assessoria de imprensa... Os profissionais já chegam prontos”, afirmou Carraro.
A premiação é realizada dentro da programação do Intercom, o maior congresso de Comunicação da América Latina. São várias modalidades nas áreas de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Rádio, TV e internet, Produção Transdisciplinar e Cinema. O Intercom Sul será realizado entre os dias 3 e 5 de julho, na Unochapecó, em Chapecó, Santa Catarina. Os vencedores do prêmio Expocom Sul avançam à etapa nacional do prêmio, que este ano será realizada em setembro na cidade de Vitória, no Espírito Santo.
Histórico
Além dos estudantes e recém-formados que são destaque neste ano, o Grupo Tarobá tem tradição de reter os bons talentos que saem da Universidade. O editor Fernando Baricati foi tricampeão brasileiro do prêmio entre os anos de 2022 e 2024, sendo duas vezes na categoria de melhor reportagem de TV. E a repórter Tatiane Pívaro também foi bicampeã brasileira do Expocom, nos anos de 2022 e 2023, sendo uma vez como melhor reportagem de TV.