A forte tempestade que atingiu Foz do Iguaçu durante a madrugada desta quinta-feira (5) causou diversos transtornos na cidade. Com ventos intensos e grande volume de chuva, houve registros de alagamentos, queda de árvores, danos em prédios públicos e até desalojamento de moradores.
O vendaval começou por volta das 2 horas da manhã e afetou praticamente todos os bairros. A região sul da cidade foi a mais atingida, acumulando 113 milímetros de chuva até as 5h30, segundo a Guarda Municipal.
Quatro pessoas de uma mesma família ficaram desalojadas após a residência onde viviam ser completamente tomada pela água. Em unidades de ensino, dois centros municipais de educação infantil precisaram suspender as atividades para limpeza: o CMEI Victorio Basso, no Parque Imperatriz, e o CMEI Ozires Santos, no bairro Bubas.
Em meio aos estragos, uma árvore de grande porte teve as raízes arrancadas e caiu sobre a rua Espírito Santo, no bairro Maracanã, bloqueando totalmente o trânsito no local.
Até mesmo pontos turísticos foram afetados. A recepção do Marco das Três Fronteiras, que dá acesso à loja do atrativo, amanheceu coberta de lama. Apesar dos danos, a assessoria informou que o espaço será reaberto normalmente para visitação a partir das 13h30, após os trabalhos de limpeza.
As principais vias com alagamentos foram a Avenida das Cataratas, em frente à Rafain Churrascaria; a Avenida República Argentina com a rua Oswaldo Goch; e a Avenida Sílvio Américo Sasdelli. Equipes da prefeitura seguem mobilizadas para atendimento e desobstrução das áreas afetadas.
Confira a nota da Secretaria de Educação:
A Secretaria Municipal de Educação informa que 12 unidades da rede municipal de ensino foram afetadas pelas fortes chuvas que atingiram Foz do Iguaçu na madrugada desta quinta-feira (05).
Dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) — Ozires Santos, no bairro Bubas, e Victorio Basso, no Parque Imperatriz — precisaram dispensar os alunos para que fossem feitas a limpeza e organização dos espaços.
Desde as primeiras horas da manhã, as equipes das secretaria de Educação e de Obras estão mobilizadas para realizar os reparos necessários e restabelecer, o quanto antes, o atendimento às crianças da rede municipal.