Cidade

Tribunal do Juri começa hoje julgamento do caso Alex Belarmino

13 dez 2021 às 13:36

Teve início nesta segunda-feira (13), o julgamento dos acusados da morte do agente penitenciário Alex Belarmino de Souza, assassinado em 2016 em Cascavel.

A ação penal inicialmente tramitou na 4ª Vara Federal de Cascavel, que teve a decisão de acusação aceita em abril de 2018, e então o processo foi encaminhado para o Tribunal Regional Federal da 4ª região com o pedido para a realização do Tribunal do Juri, devido a comoção popular que o caso teve,

Alex Belarmino de Souza, tinha 36 anos quando foi morto. Segundo as investigações da Polícia Federal, o agente penitenciário federal foi morto em uma emboscada e recebeu 23 tiros.

Ele trabalhava temporariamente no Presídio Federal de Catanduvas, a 55 km de Cascavel, onde ministrava cursos de tiro.

De acordo com o inquérito aberto para investigar o caso, o agente teve sua morte encomendada por integrantes de uma facção criminosa que atua dentro e fora de presídios. O ato foi uma represália às ações de combate contra a facção.

Ao todo são 14 denunciados, mas somente sete irão a julgamento no momento. O juri  em Curitiba, e será presidido pelo juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba.