Cidade

UEL lança projeto de atendimento a casos de violência doméstica

10 jul 2023 às 21:21

Nesta sexta-feira (14), será lançado o Núcleo de Atendimento de Violência Doméstica na Delegacia da Mulher – Nuavidem, iniciativa da Universidade Estadual de Londrina (UEL) que conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM). 


O Nuavidem visa atender as mulheres de Londrina em situação de violência doméstica e familiar que vão à Delegacia da Mulher para noticiar as violências sofridas. Para isso, a iniciativa contará com a participação de sete integrantes que foram selecionadas através de um edital, sendo duas advogadas recém-formadas, três estudantes do curso de Direito e duas alunas de Psicologia da UEL.


O projeto funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, e as participantes se revezarão em turnos para fazer os atendimentos, que serão conduzidos em um espaço na sede da Delegacia da Mulher (Rua Almirante Barroso, 107).  


Entre outras ações, o Núcleo irá informar a população feminina vítima de violência doméstica sobre seus direitos e acompanhará a vítima durante a elaboração do boletim de ocorrência, descrevendo pormenorizadamente o ocorrido para embasar a orientação jurídica a ser dada e os demais encaminhamentos. Também irá fornecer orientações sobre assuntos como medidas protetivas, Botão do Pânico, processos de divórcio, dissolução de união estável, guarda e divisão de bens.


Além disso, a iniciativa encaminhará as mulheres vítimas de violência para outros serviços da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, incluindo o Núcleo Maria da Penha (Numape), as clínicas psicológicas da UEL e da Unifil e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM).


* Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Londrina.