A Universidade Estadual de Londrina (UEL) começa o ano com a inclusão de mais dois programas de pós-graduação, Biotecnologia e Ciências da Saúde, classificados com o conceito 7 segundo a avaliação quadrienal 2021-2024 da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), divulgada no início dessa semana. Esses dois programas se juntam aos de excelência da pesquisa da Universidade, que já contava com três programas com nota máxima – Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (Pecem), Ciência Animal e Patologia Experimental.
A partir desta avaliação da Capes, a UEL elenca cinco programas de excelência internacional, se destacando nas áreas de saúde, biotecnologia e exatas. De acordo com informações da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRoPPG), a Universidade soma 49 programas, sendo 42 com sede no Campus de Londrina e integra outros sete nacionais. As notas divulgadas se referem aos programas sediados na UEL, totalizando:
Conceito 7 – 5 programas
Conceito 6 – 1 programa
Conceito 5 – 15 programas
Conceito 4 – 18 programas
Conceito 3 – 3 programas
De acordo com a avaliação, 11 programas tiveram ampliação da nota nesse último quadriênio. Biotecnologia passou de 6 para 7 e Ciências da Saúde pulou de 5 para o conceito máximo. Outros sete programas passaram da nota 4 para 5 (Fisiopatologia Clínica e Laboratorial; Geografia; Sociologia; Filosofia; Física; Estudos da Linguagem; Clínicas Veterinárias) e dois passaram de nota 3 para 4 (Administração e Comunicação).
Apenas um programa caiu de nota 4 para 3 (mestrado em Engenharia Elétrica). Nesse caso, a coordenação deverá recorrer da avaliação. Outros 30 programas mantiveram as notas nos últimos quatro anos. De acordo com a Capes, a avaliação da pós-graduação stricto sensu para o ano de 2026 se refere ao ciclo da avaliação quadrienal entre 2021 e 2024.
Nesta última segunda-feira (12), foram divulgados os resultados parciais. Pedidos de reconsideração serão aceitos até 11 de fevereiro e a análise será feita de 16 de março a 2 de abril. O resultado final será divulgado em maio. As notas foram definidas conforme os seguintes critérios: Nota 3: desempenho regular; Notas 4 e 5: bom desempenho; e Notas 6 e 7: programas de excelência internacional.