Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Cascavel e região

Unioeste é condecorada com a Ordem do Mérito da Defesa pelo trabalho no Projeto Rondon

11 jun 2025 às 08:59
Por: Portal Tarobá
Foto: Unioeste

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foi homenageada com a Ordem do Mérito da Defesa, concedida pela Presidência da República. A cerimônia de entrega aconteceu nesta terça-feira (10), em Brasília, e marcou um momento histórico: esta é a primeira vez que uma instituição brasileira participante do Projeto Rondon recebe essa honraria.


Criada pelo Decreto nº 4.263, de 10 de junho de 2002, a Ordem do Mérito da Defesa tem como objetivo condecorar personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços às Forças Armadas, bem como militares que se destacaram no exercício de suas funções e, em casos excepcionais, organizações militares e instituições civis, nacionais ou estrangeiras, incluindo suas bandeiras e estandartes.


A homenagem à Unioeste simboliza o reconhecimento ao papel essencial das universidades públicas na promoção da cidadania, da inclusão social e do desenvolvimento nacional. O Projeto Rondon, do qual a universidade participa ativamente, tem contribuído significativamente para a formação cidadã de estudantes e o apoio a comunidades em situação de vulnerabilidade.


Desde 2005, a Unioeste já realizou 42 operações do Projeto Rondon, tanto no Paraná quanto em outros estados brasileiros, reafirmando seu compromisso com o ensino, a extensão e a transformação social.

“Sem dúvida, ficamos muito orgulhosos em receber essa honraria. Essa condecoração é reflexo de toda a dedicação e empenho de nossos professores, extensionistas, acadêmicos e pró-reitores que estiveram envolvidos com o projeto. A Unioeste é a universidade que mais participou do Projeto Rondon, implantado no Paraná por indicação do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Aldo Bona. Por isso, temos muito o que comemorar”, destacou o reitor da Unioeste, Alexandre Almeida Webber.

Outras notícias

Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

Estado autoriza mais de R$ 5 milhões para atendimento no Hospital do Câncer de Londrina

Câmara acelera discussão sobre aumento do IPTU em Cascavel para 2026


“É com muito orgulho que represento a Unioeste nesta cerimônia. Somos a única universidade do Brasil a receber este reconhecimento, e isso é resultado do trabalho e da dedicação de nossos professores e, principalmente, dos acadêmicos — pois sem eles, nada disso seria possível”, afirmou Marcos Freitas de Moraes, coordenador do Projeto Rondon na Unioeste.


“Agradeço ao Ministério da Defesa e ao diretor do Departamento de Projetos Sociais, João Alberto Redondo Santana, pela indicação, e ao secretário adjunto da Secretaria de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais, Oswaldo Gomes dos Reis Junior”, finalizou o coordenador.


O Projeto Rondon na Unioeste


O Projeto Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná é uma das ações de extensão universitária mais importantes da instituição, unindo ensino, pesquisa e responsabilidade social em prol do desenvolvimento sustentável de comunidades brasileiras em situação de vulnerabilidade.


Inspirado no projeto nacional criado na década de 1960 e atualmente coordenado pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon da Unioeste mobiliza professores e acadêmicos de diversas áreas do conhecimento para atuarem em regiões remotas do Brasil, especialmente em pequenos municípios do interior e comunidades carentes.


Durante as ações, os rondonistas da Unioeste oferecem oficinas, palestras, atividades culturais e ações educativas voltadas para áreas como educação, saúde, meio ambiente, cultura, direitos humanos, comunicação, trabalho, tecnologia e produção.


O foco do projeto é fortalecer a cidadania, promover a inclusão social e estimular o protagonismo comunitário*, sempre com base no diálogo, na escuta ativa e no respeito às realidades locais. Além de beneficiar diretamente as comunidades atendidas, o Projeto Rondon proporciona uma formação humanista e prática aos estudantes, desenvolvendo neles o senso de responsabilidade social, empatia e liderança.


O projeto é coordenado pelo professor Marcos Freitas de Moraes e conta com o envolvimento de professores-orientadores e acadêmicos voluntários de todos os campi da Unioeste. A seleção dos participantes é feita com base em critérios técnicos e no comprometimento com os objetivos do projeto.


“A Unioeste tem números impressionantes e é a universidade do Brasil com o maior número de participações no projeto. Embora coordenado pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon só alcança seus objetivos graças ao engajamento dos rondonistas. A Unioeste está de parabéns pelo envolvimento de seus professores, coordenadores e acadêmicos neste projeto, que alia conhecimento à prestação de serviços às populações de cidades carentes”, declarou o diretor do Departamento de Projetos Sociais, general João Alberto Redondo.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Moradores cobram mais segurança após novo assalto em plena luz do dia em Cascavel

Cidade
Imagem de destaque

Cascavel lança programa para acolhimento temporário de animais vítimas de maus-tratos

Cidade

Polícia Federal encerra Operação Ophidia IV com resultados expressivos no combate ao crime

Cidade

Câmeras registram homem incendiando carro em Santa Tereza do Oeste

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Com alerta vermelho para tempestades severas, Defesa Civil de Londrina orienta população

Brasil e mundo
Brasil

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Cidade
Londrina e região

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Cidade

Câmeras registram chegada e saída de suspeito em sítio onde Fábio Henrique foi morto

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 42 | A Comunicação Liberta | Jeniffer Koyama

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.