Na próxima terça-feira (25), a Justiça Eleitoral vai realizar a auditoria das urnas eletrônicas de Londrina para o 2º turno das eleições 2022. A cerimônia é pública e geralmente conta com a presença de autoridades, partidos políticos e quem mais desejar participar.
“Qualquer londrinense pode comparecer. Como no 1º turno, serão sorteadas urnas das quatro zonas eleitorais e veremos se elas estão lacradas, se não há nenhum voto computado nelas, extrair a zerésima, ver se os candidatos e eleitores daquela seção estão lá e se o teclado está funcionando”, disse o juiz eleitoral Maurício Boer.
A geração de mídia, carga e lacração dos equipamentos se encerraram neste sábado (22).
Em Londrina, o 1º turno foi marcado por demora e longas filas. A expectativa é de mais agilidade no 2º turno. “Como teremos apenas um cargo em disputa, a votação será bem mais tranquila", afirmou Boer.
Parte das urnas que apresentaram problemas durante a votação pode ter sido danificada durante o transporte, de acordo com o juiz. Por isso, o Tribunal Regional Eleitoral cobrou melhorias da empresa contratada para executar o serviço e espera mais efetividade no dia 30.
"Nós tivemos um pouco de problema com o transporte das urnas. Uma nova empresa fez pela primeira vez após licitação. Depois disso, o presidente do TRE veio a Londrina e passamos as intercorrências para ele e ele marcou reunião com a empresa para resolver o problema sob pena de multa”, completou Boer.
A separação e o carregamento dos caminhões ou vans com as máquinas deve acontecer no dia 28 de outubro e o deslocamento para cada seção eleitoral no dia 29.