Cidade

Vazamento de amônia em empresa de Laranjeiras do Sul mobiliza força-tarefa

14 out 2024 às 08:00

Na noite de domingo (13), um vazamento de amônia foi registrado na empresa Lactopar Laticínios em Laranjeiras do Sul.


O incidente ocorreu durante uma manutenção programada na tubulação de amônia, quando um pequeno vazamento controlado acabou se transformando em uma emergência após a explosão de um compressor em outra parte da fábrica, liberando uma grande quantidade do gás tóxico e corrosivo.


Imediatamente, as equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar isolaram a área em um raio de 150 metros e evacuaram 20 residências nas proximidades, deslocando cerca de 60 moradores. Além disso, ações preventivas foram realizadas em um raio de 2 quilômetros. A Defesa Civil e a assistência social foram acionadas para dar suporte às famílias, enquanto o Instituto Água e Terra (IAT) e a Polícia Ambiental monitoravam os possíveis impactos ambientais.


Os bombeiros, junto aos funcionários da empresa, tentaram conter o vazamento realizando solda na tubulação afetada, mas a pressão gerada pelo gás dificultou o processo. Para minimizar os riscos, duas linhas de combate com jatos d'água foram instaladas, utilizando o reservatório da empresa, com capacidade de 100 mil litros, para conter a amônia e evitar uma maior contaminação. Embora o local estivesse sob controle, não foi possível soldar completamente a tubulação.


Quanto à quantidade de amônia presente no sistema, não foi possível determinar um volume exato, pois, além do gás armazenado nos compressores e reservatórios, havia amônia nos 1.000 metros lineares de tubulação da empresa. Apesar da complexidade da situação, a contaminação está restrita ao solo, sem risco direto à população nas áreas vizinhas.


Até o momento, apenas um adolescente do Centro de Socioeducação (CENSE) de Laranjeiras do Sul apresentou sintomas leves relacionados ao vazamento, como irritação nos olhos e garganta. Cerca de 25 moradores buscaram abrigo organizado pela Prefeitura, relatando sintomas semelhantes. Equipes de saúde estão no local para avaliar as condições das pessoas afetadas.